B1 - 9 a 12 anos

Especialidades: Lista de requisitos

ESPORTE

Modalidades: Recreação, Esporte individual, Esporte em grupo, excursionismo

Recreação

  • Saber 5 jogos:
    • de Correr;
    • de Observação;
  • Saber 5 músicas
    • com Danças;
    • com Mímicas;
  • Saber fazer máscaras de papel em função de uma peça;
  • Saber dramatizar uma história;
  • Conhecer 5 Bravos Bandeirantes e saber ensiná-los para a Equipe;
  • Saber ensinar uma música e um jogo;
  • Saber fazer 5 objetos de origami e ensinar a equipe.

Individual

Atletismo, Natação, Ciclismo, Hipismo, Pesca, Esgrima, Ginástica Olímpica, Tênis.

  • Escolher um esporte;
  • Praticá-lo até dominar o assunto;
  • Aprender as regras e ser capaz de transmiti-las a outras pessoas;
  • Conhecer e saber utilizar o equipamento necessário para a sua prática, assim como regras de segurança na utilização dos mesmos;
  • Conhecer a história do esporte e os atletas que nele se destacaram;
  • Projeção deste esporte nas Olimpíadas e Jogos Pan-Americanos;
  • Medidas de segurança para prática do esporte.

Em grupo

Iatismo, Futebol, Voleibol, Handebol, Basquete, Remo, Alpinismo.

  • Escolher um esporte (por Grupo ou por Equipe);
  • Praticá-lo até dominarem o assunto;
  • Saber as regras e ser capaz de transmiti-las a outras pessoas;
  • Conhecer e saber utilizar o equipamento necessário para sua prática, assim como regras de segurança na utilização dos mesmos;
  • Conhecer a história do esporte e os atletas que nele se destacaram em níveis Nacional e Internacional;
  • Projeção deste esporte nas Olimpíadas e Jogos Pan-Americanos nos últimos 10 anos;
  • Medidas de segurança para prática do esporte.

Excursionismo

  • Conhecer as regras do bem caminhar;
  • Fazer uma caminhada de 4Km sem interrupção (cidade ou campo);
  • Participar de duas excursões com o Grupo (cidade ou campo);
  • Conhecer sinais convencionais de estradas;
  • Andar um percurso de 600/800m em aclive;
  • Saber fazer pão de caçador;
  • Saber sinais de pistas;
  • Saber o que levar para uma excursão e como preparar e embalar;
  • Saber arrumar uma mochila.

SAÚDE

Modalidades: Corpo e higiene, Primeiros Socorros, Sanitarismo

Corpo e Higiene

  • Saber tomar banho sozinho/a: lavar os cabelos e penteá-los;
  • Saber limpar o nariz, ouvidos e unhas;
  • Saber escovar os dentes;
  • Saber usar o vaso sanitário e fazer higiene corporal;
  • Saber cuidar da sua roupa: lavar meias e roupa íntima;
  • Saber lavar prato, talheres, xícaras ou canecas;
  • Saber usar fio dental;
  • Saber escovar e tratar os cabelos;
  • Saber limpar pente, escovas, sapatos;
  • Saber 2 métodos de purificação da água;
  • Saber conservar e cuidar dos alimentos;
  • Identificar alimentos que contenham vitaminas, proteínas e sais minerais;
  • Conhecer medidas preventivas para doenças causadas pela falta de higiene, ex.: verminose, diarreia, piolho, micoses, etc;
  • Saber sobre vacinas preventivas e épocas de tomá-las.

Sanitarismo

  • Saber realizar dois métodos caseiros de purificação da água: fervura, filtragem, uso de produtos químicos;
  • Saber economizar a água;
  • Saber as doenças provocadas por água contaminada e como evitá-las;
  • Saber recolher e acondicionar lixo orgânico e inorgânico;
  • Saber conservar alimentos perecíveis e saber reconhecer alimentos estragados;
  • Organizar um mural na Sede sobre método de purificação da água e as doenças provocadas por água contaminada;
  • Conhecer e praticar hábitos de higiene: corpo, alimentos, vestuários.

Primeiros Socorros

  • Saber como desinfetar as mãos;
  • Saber para que servem mercúrio cromo, água oxigenada, álcool, band-aid, iodo, mertiolate, água boricada, creme para luxação etc;
  • Conhecer e saber usar algodão, esparadrapo, cotonetes, tesoura, conta-gotas, saco para gelo e para água quente, pinça;
  • Saber limpar e tratar de um corte superficial e um arranhão;
  • Saber tirar a temperatura com termômetro;
  • Saber tratar de bolhas, picadas de insetos e bandagem;
  • Saber proceder em caso de engasgo e hemorragia nasal;
  • Saber fazer soro caseiro e qual a sua utilidade;
  • Conhecer meios de prevenção de acidentes;
  • Saber arrumar a Caixa de Primeiros Socorros com os remédios e instrumentos necessários;
  • Saber telefones de emergências (médico, Hospital, Corpo de Bombeiros);
  • Saber solicitar ajuda em casos graves;
  • Ter ficha de saúde no Núcleo;
  • Ter sua carteira de vacinação em dia.

NATUREZA

Modalidades: Ecologia; Observador de animais; Observador de plantas; Jardinagem; Avicultura; Horticultura; Campismo; Astronomia; Observador de Tempo

Ecologia

  • Saber regar plantas e arejá-las;
  • Saber limpar, purificar e conservar alimentos, objetos pessoais, quarto de dormir;
  • Saber cuidar de um animal doméstico: alimentação, vacinas, banho;
  • Visitar uma reserva ecológica de sua cidade;
  • Saber dos cuidados para com as árvores e as matas;
  • Saber usar recursos naturais sem depredação e desperdício: plantas, árvores, jardins, alimentos etc;
  • Saber utilizar luz e água sem desperdício;
  • Saber recolher e acondicionar lixo orgânico e inorgânico e reciclá-lo;
  • Saber como se proteger e eliminar insetos nocivos ao homem;
  • Saber preparar composto orgânico para a terra, para plantar horta, ou árvore;
  • Plantar uma árvore;
  • Fazer álbum de selos ou figurinhas sobre fauna e flora.

Observador/a de Animais

  • Visitar um zoológico e fazer um cartaz com animais que habitam o solo e a água;
  • Saber os nomes de 3 animais que fornecem alimentos ao homem e que são nocivos a ele;
  • Observar os hábitos de um animal doméstico e contar para o Grupo;
  • Preparar um álbum com gravuras de animais da sua Região anotando os que estão em extinção e saber como preservar os demais;
  • Visitar um fazenda, granja ou sítio para observar como os animais são tratados e como vivem;
  • Montar um ecossistema aquário;
  • Saber como cuidar de um animal de estimação: vacinas, alimentação, tosa, higiene.

Observador/a de Plantas

  • Plantar uma árvore;
  • Saber o nome de 3 árvores que arborizam seu bairro, identificar suas sementes folhas;
  • Saber preparar um chá de ervas e saber para que serve;
  • Conhecer e visitar parques, jardins ou reservas florestais de sua cidade e fazer relatório ilustrado;
  • Saber a importância das árvores - para o solo, para o homem;
  • Fazer um cartaz de proteção à flora e divulgá-lo no MB e nas escolas.

Jardinagem

  • Saber preparar a terra para um vaso ou terrário;
  • Plantar uma muda ou semente;
  • Cuidar até a germinação;
  • Saber colher flores ou plantas ornamentais;
  • Saber arrumar um vaso com plantas;
  • Conhecer métodos de adubagem e fertilização;
  • Fazer uma lista de, no mínimo, 5 plantas de jardins, comuns na sua cidade;
  • Saber como combater pragas de formigas e lagartas;
  • Fazer um álbum de selos e figurinhas com o tema "Flora".

Avicultura

  • Saber cuidar de uma ave doméstica: tipo de ração, doença, ambiente, limpeza etc;
  • Conhecer 5 tipos de aves naturais do Brasil e onde são encontradas;
  • Conhecer 5 tipos de aves em cativeiros e o porquê;
  • Saber quais as aves em extinção de sua região geográfica;
  • Visitar um aviário.

Horticultura

  • Conhecer os tipos de hortaliças de sua Região e valores nutritivos;
  • Comer hortaliças nas refeições durante um mês;
  • Visitar uma horta e saber como são cultivados verduras e legumes;
  • Visitar uma feira ou mercado e saber os tipos de produtos comercializados;
  • Saber preparar a terra para plantio de uma pequena horta;
  • Saber plantar mudas e sementes;
  • Conhecer nomes de legumes e verduras, identificá-los em canteiro.

Campismo

  • Saber como utilizar e conservar a área do acampamento;
  • Saber usar e conservar ferramentas;
  • Saber construir tripés para instalações;
  • Conhecer nós e amarras necessárias para as instalações mesa, lavatório;
  • Saber acender fogo;
  • Saber separar lixo orgânico e inorgânico e utilização de fossas;
  • Conhecer os Sinas de Pistas;
  • Saber fazer hasteamento;
  • Saber preparar arroz,fritar ovo,ferver água,cortar carne,legumes e frutas;
  • Participar de Fogo de Conselho, Serão, Vigília;
  • Saber se orientar no campo;
  • Saber conservar alimentos no campo;
  • Saber identificar alimentos estragados;
  • Saber montar, limpar e dobrar dois tipos diferentes de barracas;
  • Saber quais os materiais (de Grupo e individual) que devem ser levados para um acampamento;
  • Saber fazer 8 nós diferentes, seus nomes e para que servem;
  • Quadro de nós para a Equipe ou Grupo;
  • Fazer uma esteira para ser usada como descanso de prato.

Astronomia

  • Reconhecer no céu 6 constelações, no mínimo;
  • Diferenciar no céu um planeta e uma estrela;
  • Reconhecer as fases da lua;
  • Organizar no acampamento uma vigília de observação das estrelas ou nascer do sol
  • Saber que constelações fazem parte da bandeira Nacional.

Observador/a do Tempo

  • Saber verificar a direção do vento;
  • Visitar um observatório ou posto meteorológico;
  • Fazer observação do tempo durante uma semana, anotando os fenômenos e o tempo;
  • Saber fazer previsão do tempo baseado na observação;
  • Saber qual é o trabalho de um meteorologista.

COMUNIDADE

Modalidades: Cidadania; Bandeirantismo Internacional; Bandeirantismo Nacional; Cortesia; Urbanismo; Pesquisa.

Cidadania

  • Conhecer sua comunidade e saber onde ficam a Igreja, o Hospital, o Posto de Saúde, a Prefeitura, Áreas de Lazer, Parques, Supermercados e Monumentos;
  • Conhecer sinais de trânsito e observá-los;
  • Saber usar telefones públicos e caixa de coleta dos Correios;
  • Saber a data de aniversário da fundação da cidade e nome do fundador;
  • Conhecer a Bandeira Nacional: cores, significados, formas e saber desenhá-la;
  • Saber como zelar pelo patrimônio público: parques, jardins, monumentos;
  • Saber o hino de sua cidade e o Hino Nacional;
  • Conhecer os principais pontos turísticos da sua cidade;
  • Saber quais os principais municípios do seu estado;
  • Conhecer 5 bairros além do seu;
  • Conhecer os meios de transportes, de comunicação do seu Estado com os demais;
  • Saber se orientar no seu bairro;
  • Organizar uma agenda com telefones úteis;
  • Saber os nomes do Prefeito, Governador do seu estado e Presidente da República;
  • Saber escrever uma carta, endereçá-la e colocá-la no correio.

Bandeirantismo Internacional

  • Conhecer dados sobre Lord e Lady Baden Powell, onde nasceram, onde morreram, data do casamento e quando fundaram o Escotismo e o Bandeirantismo;
  • Saber qual país de origem do Movimento Bandeirante;
  • Saber o nome dos 4 Centros Mundiais;
  • Conhecer o Broche e a Bandeira Mundial;
  • Saber a data do Dia do Pensamento e sua história;
  • Saber dizer o Lema Bandeirante em inglês e em espanhol;
  • Saber a Canção Mundial;
  • Saber contar a história da fundação do MB no Mundo;
  • Saber o nome dos países que compõem o Hemisfério Ocidental (nossa Região Geográfica);
  • Saber desenhar o Broche e a Bandeira da Associação Mundial e explicar o significado;
  • Fazer um álbum com: modelos de Uniformes, Broches e Lemas de dois países de cada Continente;
  • Saber identificar os símbolos Internacionais: Associação Mundial, Dia do Pensamento, Centros Mundiais;
  • Saber o Jogo do Kim;
  • Fazer uma tarefa para levantar fundos para o Dia do Pensamento;
  • Conhecer os modelos do Uniformes da FBB desde a fundação;
  • Saber quem foi Jerônyma Mesquita;
  • Conhecer os Broches da Promessa Bandeirante e da Amizade;
  • Saber onde fica a FBB;
  • Conhecer a história da FBB/Estado e do Núcleo;
  • Conhecer dados da história do MB no Brasil: locais, Nomes, Datas;
  • Saber cantar o Hino da Promessa e Hino Claro;
  • Saber onde existe Movimento Bandeirante no Brasil;
  • Saber quando é comemorada a Semana Bandeirante e participar das comemorações;
  • Fazer um álbum ilustrado contando o que sabe sobre o MB e apresentar ao Grupo.

Bandeirantismo Nacional

  • Conhecer os modelos dos Uniformes da FBB desde a fundação;
  • Saber quem foi Jerônyma Mesquita;
  • Conhecer os Broches da Promessa Bandeirante e da Amizade;
  • Saber onde fica a FBB;
  • Conhecer a história da FBB/Estado e do Núcleo;
  • Conhecer dados da História do Bandeirantismo no Brasil: Locais, Nomes, Datas;
  • Saber onde existe Bandeirantismo no Brasil;
  • Saber quando é comemorada a Semana Bandeirante e participar das comemorações;
  • Fazer um álbum ilustrado contando o que sabe sobre o Bandeirantismo no Brasil e apresentar ao Grupo;
  • Saber cantar o Hino da Promessa e o Hino Claro.

Cortesia

  • Saber servir um copo com água, cafezinho, refrigerante, sanduíche etc;
  • Saber atender às solicitações com prontidão;
  • Saber orientar pessoas no seu bairro;
  • Ser cortês em casa, no colégio, no Grupo, com estranhos;
  • Saber ouvir, saber dividir;
  • Preparar uma reunião em casa para a Equipe e promover a animação de reunião atendendo a todos;
  • Saber atender o telefone, anotar recados e transmití-los;
  • Saber cumprimentar as pessoas;
  • Saber receber uma visita em casa;
  • Saber apresentar uma pessoa à outra;
  • Saber se dirigir às pessoas, independentemente do seu nível social;
  • Saber como usar as expressões: "Por Favor", "Obrigado/a", "Com Licença" etc.

Urbanismo

  • Conhecer 2 bairros distintos na sua cidade e observar as características das edificações:
    • Ruas;
    • Igrejas;
    • Praça e Jardins;
    • Monumentos;
    • Área de Lazer;
    • Pontos de prestações de serviços e conversar sobre as diferenças e contradições;
  • Saber como é construída e pavimentada um rua;
  • Saber a origem dos monumentos do seu bairro;
  • Saber como funciona o sistema de água, gás e esgoto da sua cidade (tipo, tratamento, encanamento etc);
  • Fazer um cartaz dizendo o que sua cidade precisa para ficar mais bonita.

Pesquisa

  • Escolher um tema, fazer uma pesquisa de informações e apresentar o trabalho em álbum ilustrado com:
    • Nome do tema;
    • Porque escolheu;
    • Informações coletadas;
    • Curiosidades;
    • Datas e fatos;
    • Atividades de pesquisa;
    • Conclusão;
  • Visita a uma biblioteca.

COMUNICAÇÃO

Modalidades: Áudio visual; Biblioteca; Colecionismo; Jornalismo; Publicidade; Secretaria; Informática.

Áudio Visual

  • Saber ligar e desligar: gravador, toca-discos, toca-fitas, TV, vídeo K-7, projetor de slides;
  • Saber como ligar o fio da antena em rádio, TV e vídeo;
  • Conhecer as regras de fotografia;
  • Saber fotografar corretamente;
  • Saber trocar um filme de máquina fotográfica e como trocar a pilha;
  • Saber fazer um cartaz com desenho e colagem;
  • Saber usar lápis, pilot, tintas, pincéis, cola, tesoura, régua;
  • Saber gravar uma fita K-7;
  • Saber montar um álbum de gravuras e fotos, como prendê-los e conservá-los;
  • Organizar um painel ilustrado sobre sua Equipe ou o Movimento Bandeirante;
  • Organizar e manter o material áudio visual da Equipe ou do Grupo por um mês como encarregado/a.

Biblioteca

  • Organizar uma biblioteca em sua casa, separando seus livros por temas e fazer uma relação de todos eles;
  • Organizar a biblioteca da Equipe, do Grupo ou do Distrito por um mês (da mesma forma exposta acima);
  • Saber como se encapa um livro e encapar todos os seus livros da escola;
  • Saber o nome de três autores de livros infantis e ler os livros desses autores;
  • Saber consultar um dicionário;
  • Conhecer a biblioteca de sua cidade e da sua escola;
  • Ser sócio da biblioteca de sua cidade;
  • Ler dois livros da biblioteca do seu colégio;
  • Conseguir doação de 10 livros e doá-los à biblioteca de um orfanato ou à Biblioteca Municipal.

Colecionismo

  • Fazer uma coleção observando:
    • O motivo;
    • Regras de Organização;
    • Origens da Peça;
    • Exposição;
    • Atualização contínua;
    • Cadastramento.;
  • Apresentar ao Grupo a coleção organizada com, no mínimo, 40 peças;
  • Visitar locais onde existam coleções expostas.

Jornalismo

  • Escolher um fato ocorrido no bairro ou na cidade e fazer uma redação;
  • Saber escrever uma história enfatizando fatos e descrevendo personagens;
  • Saber os nomes dos jornais da sua cidade e visitar um deles fazendo um relato da visita;
  • Fazer um jornalzinho de uma atividade feita pelo Grupo ou pelo Núcleo, com diferentes artigos;
  • Fazer uma entrevista com uma personalidade Bandeirante do Núcleo ou do Estado para publicar no mural;
  • Adquirir informações sobre a profissão de Jornalista.

Publicidade

  • Saber o que é uma marca ou símbolo e conhecer os que representam a Associação Mundial de Bandeirantes, da Federação das Bandeirantes do Brasil, da FBB/estado e do seu Núcleo;
  • Observar os anúncios publicitários na televisão e escolher três anúncios dirigidos à criança, explicando o nome do produto, as vantagens propostas, a diferença entre eles e os horários em que são veiculados junto a qual programação;
  • Observar os anúncios publicitários em revistas e escolher cinco anúncios a públicos diferentes (crianças, jovens, adultos de sexo diferentes, etc). Identificar o nome do produto e as vantagens propostas;
  • Fazer um cartaz com título, ilustração e "slogan" (frase de apelo promocional) sobre um tema ecológico e um sobre um tema educativo (lixo, combate às drogas, saúde);
  • Fazer um cartaz convidando crianças para participarem do Grupo com um slogan, ilustração, marca da FBB, endereço e local da reunião e conseguir autorização para colocá-lo na sua escola ou em local de visitação pública;
  • Fazer dramatização de uma propaganda de televisão.

Secretaria

  • Exercer o cargo de secretário/a da Equipe por um período de dois meses;
  • Aprender a receber, anotar e transmitir recados;
  • Organizar mural do Grupo;
  • Ter uma agenda de anotações com os nomes e telefones dos componentes da Equipe e do Grupo;
  • Saber dar um aviso por telefone e pessoalmente e escrever recados;
  • Organizar os documentos do Grupo;
  • Saber escrever, endereçar e colocar uma carta no Correio;
  • Saber escrever um telegrama.

Informática

  • Saber ligar e desligar o Computador e seus periféricos;
  • Conhecer disquetes de 3 ½ e 5 ¼ e cuidados de manutenção;
  • Saber abrir e utilizar um programa de texto ou desenho;
  • Saber como salvar um trabalho no hard disk e no disquete;
  • Saber imprimir um trabalho;
  • Saber mudar o toner ou fita da impressora;
  • Saber como alimentar a impressora com papel;
  • Saber que cuidados com temperatura, água e luz devem ser tomados para não danificar o computador;
  • Conhecer a configuração de um computador.

ARTESANATO

Modalidades: Artesanato em vidro, Modelagem, Tricô, Cartonagem, Bordado, Decoração, Crochê.

Artesanato com Vidro

  • Saber aproveitar para confeccionar objetos utilitários e de decoração: vidros, copos de geléias, garrafas etc;
  • Saber pintar vidro ou decorá-lo com colagem de tecido, contact ou papel;
  • Preparar cinco vidros decorados para a farmácia do Grupo, para guardar objetos miúdos e um porta lápis.

Modelagem

  • Saber preparar as massas e modelar:
    • Argila;
    • Massa Plástica;
    • Papel Machê;
  • Confeccionar dois objetos com cada uma destas massas e fazer uma exposição;
  • Confeccionar um de fantoche em papel machê para dar de presente a uma creche.

Tricô

  • Saber fazer ponto de tricô e meia;
  • Saber fazer uma laçada e arremate;
  • Fazer um sapatinho de nenê.

Cartonagem

  • Conhecer as ferramentas necessárias para o trabalho/
  • Saber decorar por dois processos distintos usando material diferente (papel cartolina, papelão, pano etc);
  • Saber cortar, vincar, revestir, colocar debrum e cantoneiras;
  • Forrar uma caixa;
  • Fazer um objeto útil (pasta, álbum, caixa etc).

Bordado

  • Saber enfiar linha na agulha e usar tesoura;
  • Saber executar dois pontos de bordado;
  • Bordar uma toalha de bandeja;
  • Saber executar quatro pontos de bordado;
  • Bordar uma toalhinha de mesa e um pano de bandeja;
  • Saber fazer bainha na gravata, ou um pano de prato e toalha de bandeja;
  • Saber bordar com lã: fazer capas para almofadas pequenas.

Decoração

  • Saber arrumar o Canto da Equipe;
  • Saber arrumar sua cama e seus brinquedos;
  • Saber fazer um enfeite para o Natal e para Páscoa;
  • Saber arrumar flores num vaso;
  • Saber arrumar livros numa prateleira;
  • Saber limpar seus objetos decorativos;
  • Saber limpar mesas e cadeiras;
  • Saber fazer objetos decorativos com sucata: latas e vidros: para uso, Natal e Páscoa;
  • Saber tirar pó e lustrar móveis;
  • Saber fazer objetos decorativos com pedras, conchas e contas, sementes revestindo copos, jarras etc;
  • Fazer uma toalhinha de mão e de mesa (pequena) para decorar sua casa: bordado ou pintura;
  • Conhecer nomes de 2 tipos de flores e plantas decorativas e como delas cuidar.

Crochê

  • Saber fazer correntinha;
  • Saber fazer ponto baixo e ponto alto;
  • Saber aumentar, diminuir e arrematar;
  • Fazer uma toalhinha redonda.

ECONOMIA DOMÉSTICA

Modalidades: Corte e costura; Carpintaria; Culinária; Doces; Cuidados com a casa; Cuidados com a Roupa; Brinquedos.

Corte e Custura

  • Saber enfiar linha na agulha e usar uma tesoura;
  • Saber pregar um botão;
  • Organizar a caixinha de costura da Equipe;
  • Saber cortar e costurar um tecido no outro;
  • Saber cortar um tecido no formato quadrado ou retangular e fazer bainha;
  • Saber pregar botões de dois ou quatro furos de diferentes tamanhos;
  • Saber fazer o Distintivo da Equipe.

Carpintaria

  • Saber serrar ou lixar uma madeira para pintar;
  • Saber utilizar martelos e pregos em trabalhos simples;
  • Saber apertar um parafuso;
  • Saber colar madeira;
  • Preparar e pintar uma caixa de madeira para guardar objetos.

Culinária

  • Saber lavar frutas e legumes;
  • Saber cortar legumes e frutas para saladas;
  • Saber ligar e desligar o fogão;
  • Saber servir seu prato e pôr a mesa para uma refeição;
  • Saber fazer um macarrão;
  • Saber fazer um sanduíche incrementado;
  • Saber preparar uma vitamina e bater no liqüidificador;
  • Saber fazer um suco;
  • Saber fritar um ovo.

Doces

  • Saber abrir forminhas, cortar papel, enrolar balas e decorar um prato de doces;
  • Saber fazer um sorvete;
  • Saber mexer a massa de bolo e untar uma forma;
  • Saber cortar e servir uma fatia de bolo;
  • Saber fazer brigadeiro e outro doce;
  • Saber decorar uma bandeja de bolo ou docinhos;
  • Saber fazer um pudim de leite condensado;
  • Saber fazer gelatina;
  • Conhecer os doces típicos do seu Estado;
  • Levar doces, ou um bolo que você fez para uma festa com a Equipe.

Cuidados com a Casa

  • Conservar o guarda-roupa constantemente arrumado por um mês;
  • Engraxar sapato;
  • Colher flores e ornamentar vasos em casa;
  • Organizar e zelar pela arrumação da Equipe;
  • Ajudar a mãe na arrumação da casa por um mês;
  • Saber colocar a mesa à francesa e à americana;
  • Saber limpar metais;
  • Fazer pequenas compras;
  • Limpar tênis e lavar pente e escova de cabelo.

Cuidados com a Roupa

  • Saber lavar um par de meias;
  • Saber lavar roupa íntima (calcinha, cueca);
  • Saber lavar camisetas;
  • Saber lavar um pano de prato;
  • Saber lavar roupas simples;
  • Saber quarar roupas;
  • Saber passar lenços, panos de prato e camisetas;
  • Saber passar e manter em ordem um uniforme e gravata.

Brinquedos

  • Fazer um brinquedo de pano;
  • Fazer uma pipa ou um quebra-cabeça;
  • Fazer dobraduras de papel: chapéu, barco, copinho etc;
  • Fazer um brinquedo de sucatas;
  • Consertar um brinquedo e torná-lo novo (lavar, pintar etc).

ARTE

Modalidades: Dança; Desenho; Disk Jóquei; Fotografia; Literatura; Pintura; Teatro; Instrumento Musical.

Dança

  • Saber dançar:
    • uma dança folclórica;
    • um ritmo atual (rock, lambada etc);
    • uma quadrilha;
    • valsa;
    • músicas com expressão corporal;
  • Saber as danças que marcaram época no Brasil;
  • Saber uma dança folclórica de outro Estado;
  • Saber os nomes de dois bailarinos brasileiros famosos internacionalmente;
  • Organizar uma festa de dança de duas horas com o Grupo.

Desenho

  • Saber apontar um lápis sem desperdiçá-lo;
  • Saber apagar um trabalho sem rasgá-lo ou danificá-lo;
  • Saber usar régua e pilot sem danificar suas pontas porosas;
  • Saber usar pincéis e lavá-los;
  • Saber usar tintas;
  • Desenhar, com as seguintes técnicas, os motivos:
    • Ecologia (usar tinta e pincel);
    • Movimento Bandeirante (usar pilot);
    • Comunidade (lápis de cor e cera);
    • Livre (todos os três tipos de material);

Disk Jóquei

  • Saber usar um som, ligar, desligar, colocar fitas e disco, limpar cabeçote;
  • Saber usar microfone;
  • Conhecer os diferentes ritmos da época;
  • Gravar uma fita com duas cantigas de roda, duas músicas folclóricas do seu Estado, duas músicas de gerações passadas, duas músicas de Carnaval e saber os nomes das músicas e autores - apresentar para o Grupo;
  • Fazer um álbum com letras de músicas;
  • Ensinar uma música para o Grupo.

Fotografia

  • Conhecer e saber usar uma máquina fotográfica, trocar filmes e pilhas;
  • Usar um filme de 12 ou 24 poses com as cenas: "Família", "Equipe", "Natureza": depois de revelado, observar a qualidade e fazer um álbum;
  • Organizar um álbum com suas fotografias: saber como fazer cantoneiras e conservar fotos;
  • Ser fotógrafo/a da Equipe;
  • Conhecer as regras para tirar uma fotografia;
  • Saber qual é o processo de revelação do filme.

Literatura

  • Conhecer e ler três autores de livros infantis,brasileiros:comentar a leitura;
  • Escrever uma história: tema qualquer;
  • Criar três personagens: caracterizá-los e escrever uma história com eles;
  • Conhecer desenhistas brasileiros de revista em quadrinhos e ilustradores de livros;
  • Fazer uma entrevista com um/a escritor/a sobre seu trabalho.

Pintura

  • Conhecer três técnicas de pintura com lápis, lápis de cera, pilot;
  • Saber usar e conservar material;
  • Elaborar três trabalhos utilizando cada técnica com os temas: "Natureza", "Comunidade", "Bandeirantismo";
  • Visitar uma exposição de pintura;
  • Saber fazer tintas utilizando vegetais;
  • Fazer experiências de pintura em diferentes texturas: papel, papel cartão, casca de árvores, madeira, tecido;
  • Saber misturar as cores primárias para obter outras cores: com vermelho, amarelo, azul, preto e branco, preparar mais cinco cores;
  • Elaborar cinco trabalhos variados em técnicas e texturas;
  • Visitar uma exposição de pintura e comentar com a Equipe sobre o que viu.

Teatro

  • Participar de duas dramatizações;
  • Criar uma história e contar para a Equipe;
  • Organizar uma dramatização com a Equipe;
  • Conhecer duas peças infantis e os nomes dos autores (se possível assisti-las);
  • Saber confeccionar máscaras, fantoches e fantasias.

Instrumento musical

  • Tocar um instrumento musical;
  • Conhecer a origem do instrumento;
  • Tocar, no mínimo, três músicas diferentes;
  • Contribuir com sua arte para a vida do Grupo;
  • Ser capaz de acompanhar um ritmo ou dança.

Ciranda

5 a 9 anos

B1

9 a 12 anos

B2

12 a 15 anos

Guia

15 a 21 anos

Dirigente

+ 21 anos

Clã do trevo