B1 - 9 a 12 anos

Especialidades

ESPORTE

Desenvolvimento Físico, Biológico e Social. Saúde do corpo, da mente.

Individual

Atletismo, Natação, Ciclismo, Hipismo, Pesca, Esgrima, Ginástica Olímpica, Esqui Aquático, Remo, Tênis etc.

  • Escolher um esporte;
  • Praticá-lo até dominar o assunto;
  • Aprender as regras e ser capaz de transmiti-las a outras pessoas;
  • Conhecer e saber utilizar o equipamento necessário para a sua prática, assim como regras de segurança na utilização dos mesmos;
  • Conhecer a história do esporte e os atletas que nele se destacaram;
  • Projeção deste esporte nas Olimpíadas e Jogos Pan-Americanos nos últimos 10 anos;
  • Medidas de segurança para prática do esporte.

Em grupo

Iatismo, Futebol, Voley Ball, Handball, Basquete, Remo

  • Escolher um esporte (por Grupo ou por Equipe);
  • Praticá-lo até dominarem o assunto;
  • Saber as regras e ser capaz de transmiti-las a outras pessoas;
  • Conhecer e saber utilizar o equipamento necessário para sua prática, assim como regras de segurança na utilização dos mesmos;
  • Conhecer a história do esporte e os atletas que nele se destacaram em níveis Nacional e Internacional;
  • Projeção deste esporte nas Olimpíadas e Jogos Pan-Americanos nos últimos 10 anos;
  • Medidas de segurança para prática do esporte.

Recreação

  • Saber 8 jogos de correr, 8 jogos de observação e 8 jogos de salão e ensinar o grupo a jogar;
  • Saber 8 músicas bandeirantes; 8 músicas de dança e 8 músicas com mímica; apresenta-las em um momento de descontração do grupo ou Nucleo;
  • Saber fazer bonecos, máscaras ou fantoches e criar um teatro sobre o histórico bandeirante para apresentar ao Grupo de Ciranda ou B1;
  • Saber e ensinar técnicas de pintura, origami, modelagem e colagem ao grupo nas reuniões e atividades ou à crianças da comunidade em uma atividade comunitária do MB;
  • Organizar uma recreação para o Grupo de Ciranda de, aproximadamente 1 hora e combinar com a Coordenação de Ciranda o dia da realização e como deverá ser feita;
  • Participar de uma atividade comunitária do MB na recreação de crianças por um período mínimo de 4 horas;
  • Criar um texto e fazer um teatro sobre o histórico de seu Grupo ou Núcleo e apresentá-lo para o Grupo ou para o Ramo B1.

Excursionismo

  • Ter especialidade de Primeiros Socorros;
  • Conhecer as regras do bem caminhar (roupas e calçados apropriados, hidratação, orientação, proteção e segurança);
  • Fazer uma caminhada de 10 Km com mochila nas costas (cidade ou campo);
  • Conhecer os sinais convencionais de estradas;
  • Andar um percurso de 1000 a 1800 metros em aclive;
  • Participar de três excursões ou acampamentos com o Grupo (cidade ou campo);
  • Ter conhecimento da Cozinha mateira e preparar uma refeição matinal;
  • Participar de 4 bivaques (pernoite);
  • Saber fazer um mapa de área urbana com referências de localização e orientação (ex: distâncias, direções, referências, etc.);
  • Saber orientar-se em mata fechada por bússola, estrelas, etc.;
  • Saber quais os materiais a serem levados e como acondicioná-los;
  • Saber preparar refeição para excursão e como acondicioná-la.

Montanhismo

  • Ter especialidade de Campismo;
  • Ter especialidade de Excursionismo;
  • Ter especialidade de Primeiros Socorros;
  • Demonstrar que conhece uma área, cobrindo no mínimo 20km, apresentando notas e cadernos de registro dos caminhos e trilhas. Estas notas devem mostrar:
    • Que tem conhecimento direto e pessoal das principais rotas para os picos e pontos de interesse;
    • Que conhece os telefones mais próximos, médicos, abrigos, hospitais e hospedarias na área;
    • Conhecimento topográfico;
  • Saber tirar um Azimute e a partir dele chegar a um determinado objetivo;
  • Demonstrar, numa área montanhosa, o que deve ser feito em situações de emergências, tais como ser surpreendido pela escuridão da noite ou por névoa espessa e o tratamento de 1os Socorros para fraturas, contusões, comoção cerebral e estado de choque;
  • Saber como colher uma corda, como selecionar um ponto para fixar o cabo e saber fixá-lo com segurança, compreender, de um modo geral, os princípios de segurança e as precauções a tomar nas escaladas de montanhas;
  • Ser capaz de fazer os seguintes nós: Borboleta Alpina, Fateixa, Lais de Guia com três alças, Nó em Oito e Prussic
  • Saber fazer uma maca usando a própria roupa;
  • Ter conhecimento do material necessário para uma escalada;
  • Tomar parte de duas escaladas de montanhas de um padrão que não seja maior que 2o grau, sendo tais escaladas dirigidas por um experiente escalador que ensinará técnicas de escalada, técnicas de descidas com cordas e relatará sua competência;
  • Demonstrar habilidade num paredão por um dos métodos de travar a corda em seu próprio corpo.

Aventureiro

  • Ter especialidade de Montanhismo;
  • Saber quais são as necessidades básicas normais do material individual para:
    • um acampamento de um fim de semana;
    • uma excursão a um pico;
    • um acampamento volante de três dias em condições adversas.
  • Fazer um cardápio para as seguintes atividades:
    • um acampamento de três dias;
    • um acampamento volante de dois dias.
  • Saber as necessidades básicas normais de equipamento de Equipe para:
    • um acampamento de fim de semana;
    • uma caminhada de dois dias.
  • Quando acampado, cozinhar todas as refeições no período de 24 horas de modo satisfatório para o examinador;
  • Fazer e mostrar o uso dos Nós e Amarras contidos no Ramo B2;
  • Coordenar a montagem do campo de Equipe no acampamento;
  • Ter acampado pelo menos dez noites, depois que ingressou no Ramo B2;
  • Fazer uma mochila, embornal ou outro artigo do equipamento de acampamento;
  • Ser capaz de realizar as seguintes tarefas:
    • consertar ou desentupir um fogareiro e / ou lampião a gás
    • afiar um facão, machado ou machadinha e trocar o cabo;
    • aplicar remendos e/ou reparos urgentes em uma barraca ou toldo;
    • demonstrar os cuidados para guarda e conservação de cabos e fazer uma costura.
  • Ter noções básicas de sobrevivência na selva:
    • Como construir um abrigo;
    • Como achar água e saber purificá-la;
    • Conhecer as características básicas dos alimentos não comestíveis na mata (quando são cabeludos, amargos e leitosos);
  • Tomar parte em um acampamento volante de três dias percorrendo pelo menos 15 km;
  • Tomar a seu encargo e coordenar um acampamento de Equipe em um final de semana, sendo este acampamento supervisionado pelo examinador.

SAÚDE

Desenvolvimento Biológico. Saúde do corpo e da mente.

Corpo e Higiene

  • Tomar banho diariamente, lavar os cabelos, penteá-los sempre e tomar os cuidados com sua aparência pessoal;
  • Tomar os cuidados higiênicos ao frequentar banheiros públicos;
  • Saber cuidar de suas roupas: Lavar meias e roupas íntimas;
  • Saber lavar talheres, xícaras, copos, canecas, panelas e utensílios domésticos em casa;
  • Saber lavar e passar o Uniforme Bandeirante de Cidade e de Campo, incluindo sapatos e tênis;
  • Saber dois métodos de purificação de água;
  • Saber lavar, separar e conservar alimentos para sua utilização;
  • Identificar alimentos que contenham vitaminas, proteínas e sais minerais e consumi-los em sua refeição diária;
  • Conhecer medidas preventivas para doenças causadas pela falta de higiene, tais como: verminose, diarreia, piolho, sarna, micose, etc.;
  • Saber sobre vacinas preventivas e épocas de tomá-las e fazer um teatro para o Ramo ciranda, explicando a importância de tomar as vacinas, e ajudar em uma campanha de vacinação em sua cidade;
  • Saber limpar sua casa e cuidar da arrumação de seu quarto;
  • Saber medidas preventivas de doenças sexualmente transmissíveis e assistir a uma palestra sobre educação sexual;
  • Obter informações sobre drogas e o mal que fazem ao organismo.

Primeiros Socorros

  • Saber como desinfetar as mãos;
  • Saber para que servem mercúrio, mertiolate, água boricada, água oxigenada, álcool, band-aid, iodo, pomada para luxação, sabão, etc.;
  • Conhecer e saber usar materiais de primeiros socorros: algodão, esparadrapo, cotonetes, tesoura, conta gotas, saco para gelo e para água quente, pinça, agulha, espelho, lanterna, luvas, termômetro, vela, aparelho de pressão, etc.;
  • Saber usar colírios, remédio para garganta, analgésicos comuns;
  • Saber fazer uma maca com suas roupas e totem e saber três maneiras diferentes de transportar um acidentado;
  • Saber limpar e tratar um corte superficial e um arranhão;
  • Saber como proceder em caso de mordida de cobra, escorpião, abelhas, vespas, formigas, mosquitos, marimbondos, aranhas, etc.;
  • Saber proteger o acidentado, examiná-lo, solicitar auxílio de pessoas qualificadas, aliviar a dor, prestar cuidados e tranquilizar o acidentado;
  • Conhecer os sinais vitais e saber como examinar a temperatura, a pulsação, a respiração e a pressão arterial;
  • Saber tratar de bolhas, picadas de insetos e fazer bandagem;
  • Saber proceder em casos de engasgo, hemorragia nasal, desmaio e queimaduras com fogo, sol e materiais corrosivos;
  • Saber utilizar corda e o Lais de Guia;
  • Saber fazer soro caseiro e para que serve;
  • Conhecer os meios de prevenção de acidentes domésticos, no campo, em casa, no trânsito e na cidade;
  • Saber técnicas de estímulo à respiração e batimentos cardíacos;
  • Fazer uma campanha para arrecadar remédios e instrumentos necessários a Caixa de Primeiros Socorros da Equipe;
  • Saber arrumar a Caixa de Primeiros Socorros com os remédios e instrumentos necessários, exercer o cargo de Enfermeiro/a da Equipe;
  • Saber os telefones de emergência, tais como: Pronto Socorro, Corpo de Bombeiros, Polícia, Defesa Civil, etc.;
  • Ter ficha de saúde atualizada no Núcleo e verificar se os outros Bandeirantes de sua equipe também a têm;
  • Ter tomado vacina Antitetânica em menos de 9 anos.

Sanitarismo

  • Saber realizar dois métodos caseiros de purificação de água: fervura, filtragem, uso de produtos químicos, etc.;
  • Saber economizar água;
  • Visitar uma estação de Tratamento de Água, fazer um relatório e apresentá-lo ao Grupo;
  • Saber as doenças provocadas por água contaminada e como evitá-las;
  • Saber recolher e acondicionar lixo orgânico e inorgânico;
  • Saber conservar alimentos perecíveis e saber reconhecer alimentos estragados;
  • Conhecer as principais doenças contagiosas e saber preveni-las;
  • Participar de campanhas de saúde, vacinação, conscientização da comunidade;
  • Conhecer focos de contaminação e métodos de combate ao lixo, águas paradas, valas, águas contaminadas por esgoto, etc.;
  • Conhecer os órgãos públicos de defesa sanitária e como entrar em contato com os mesmos;
  • Saber fazer fossas para lixo e água;
  • Saber como lavar caixa d’água e filtro doméstico e ensinar ao grupo como fazer;
  • Organizar um mural na sede sobre métodos de purificação de água e as doenças provocadas por água contaminada;
  • Conhecer e praticar hábitos de higiene com o corpo, alimentos, vestuário e lugar onde mora;
  • Fazer uma ação sobre um problema sanitário do seu bairro ou cidade.

Salvamento Aquático

  • Ter especialidade de Natação;
  • Saber nadar vestido pelo menos 30 metros;
  • Saber tirar e colocar a roupa dentro da água;
  • Saber as técnicas para retirar uma pessoa de dentro da água;
  • Saber como pegar uma pessoa que está se afogando;
  • Saber fazer respiração artificial;
  • Saber mergulhar e apanhar objetos a pelo menos 3 metros de profundidade;
  • Saber reconhecer sinais de águas perigosas, mar impróprio, etc.;
  • Saber fazer o nó Lais de Guia e utilizar corda para salvamento.

Salvamento de fogo

  • Saber chamar o Corpo de Bombeiros;
  • Saber utilizar diferentes extintores de incêndio;
  • Saber evitar incêndios domésticos;
  • Saber tomar precauções de incêndio em lugares públicos;
  • Saber evitar incêndios tomando precauções contra curto-circuito, escapamento de gás, velas, fósforos, álcool, etc;
  • Dar palestra sobre cuidados com o fogo par ao Ramo B1.

NATUREZA

Desenvolvimento Social. Saúde e amor pela Natureza.

Ecologia

  • Saber cuidar de pelo menos cinco tipos de plantas diferentes (regar, trocar de terra, adubar, arejar, plantar novas mudas, etc.);
  • Preocupar-se com a limpeza dos lugares em que vive (cidade, praça, escola, Sede do núcleo, casa, quarto, etc.);
  • Saber cuidar de pelo menos um tipo de animal doméstico (alimentação, banho, tosa, higiene, vacinas, principais doenças, ciclos de vida, etc.);
  • Visitar uma reserva ecológica e identificar as plantas e animais que lá vivem, verificando os cuidados que necessitam ser tomados para que a reserva se mantenha sempre limpa e sem depredação do ecossistema lá existente;
  • Conhecer uma ONG que cuide de ecologia, e saber seus fins, como atua, o que tem feito, quem trabalha, quais são suas sedes, etc.;
  • Saber identificar os recursos naturais e utilizá-los sem desperdício (luz, água, madeira, alimentos, etc.);
  • Saber recolher, acondicionar e reciclar lixo orgânico e inorgânico;
  • Saber como se separa o lixo reciclável e participar ativamente das campanhas de reciclagem promovidas pelo Nucleo;
  • Identificar os animais e insetos nocivos ao homem e saber como se proteger deles e como eliminá-los de seu convívio sem provocar depredações ao meio ambiente;
  • Saber como preparar um composto orgânico para adubar a terra para plantar uma horta, uma árvore;
  • Plantar uma horta, jardim ou árvore;
  • Saber identificar cinco árvores, cinco plantas e cinco animais de sua região;
  • Saber quais os órgãos de proteção à natureza, como atuam e como é possível ajudá-los;
  • Acompanhar e identificar, nos meios de comunicação de sua cidade (jornais, rádios, TV, revistas, etc) notícias sobre o meio ambiente em sua região pro um mês e trazer o resultado para o Grupo;
  • Participar de uma campanha de defesa do meio ambiente.

Jardinagem

  • Saber preparar a terra para plantio de um jardim ou horta;
  • Plantar pelo menos 5 tipos de plantas ou arvores diferentes;
  • Saber separar sementes, plantá-las e cuidar de plantas;
  • Saber colher flores ou plantas ornamentais sem depredar o meio ambiente;
  • Saber arrumar um vaso de plantas;
  • Saber métodos de adubação e fertilizantes naturais;
  • Saber quais são as plantas ornamentais comuns em sua região;
  • Saber combater pragas, formigas, lagartas, etc.;
  • Saber utilizar as ferramentas de plantio com os devidos cuidados;
  • Saber fazer novas mudas de pelo menos 5 plantas;
  • Saber quais são as épocas para plantio, adubação e colheita de pelo menos cinco tipos de plantas destinadas à alimentação.

Horticultura

  • Saber os tipos de hortaliças de sua região e seus valores nutritivos;
  • Ter o hábito de comer hortaliças na alimentação diaria;
  • Saber preparar a terra para plantio de uma horta;
  • Saber separar sementes, fazer mudas, plantá-las e cuidar de plantas;
  • Saber métodos de adubação e fertilizantes naturais;
  • Saber combater pragas, formigas, lagartas, etc.;
  • Saber utilizar as ferramentas de plantio com os devidos cuidados;
  • Saber quais são as épocas para plantio, adubação e colheita de pelo menos dez tipos de plantas destinadas à alimentação;
  • Plantar e cuidar de uma horta;
  • Conhecer legumes e verduras, porque são importantes para a alimentação e conhecer diferentes receitas para prepará-los.

Campismo

  • Saber escolher um local para acampamento, observando o solo, plantas e árvores próximas, água, etc.;
  • Saber fazer as seguintes armações de campo: fogão natural, mesa, tripé, mastro, banco, Salomé, fossa e armário para alimentos;
  • Saber montar 3 tipos diferentes de barracas e como cuidar delas, consertá-las, dobrá-las e utilizá-las em campo;
  • Saber fazer e os nós: Volta do Fiel, Lais de Guia, Nó direito, Nó de emenda, etc.
  • Saber fazer amarras redonda e paralela;
  • Saber preparar fogueiras,acender o fogo e tomar todos os cuidados necessários com o fogo no campo;
  • Saber separar lixo orgânico e inorgânico e utilizar as fossas;
  • Saber todos os sinais de pista e como fazê-los com diferentes materiais;
  • Saber hastear e arriar bandeira;
  • Saber preparar arroz, ovo, macarrão, sopa, cortar e preparar a carne, legumes e verduras, conservar a carne, manteiga, queijo, ovos;
  • Saber planejar a alimentação de um acampamento, pesquisar preços, observar data de validade, comprar os alimentos; empacotá-los para o transporte e prepará-los para um acampamento de 3 dias;
  • Participar de pelo menos dois fogos de conselho, serões e vigílias;
  • Saber se orientar com bussola através de mapas, através de acidentes geográficos e através das estrelas;
  • Saber identificar alimentos estragados (carne, leite, ovos, enlatados, etc...);
  • Saber que materiais individuais e de grupo devem ser levados para um acampamento;
  • Saber arrumar a mochila, dobrar roupas, empacotar seus pertences, marcá-los e conservá-los durante o uso;
  • Conhecer as regras básicas de segurança em acampamentos.
  • Saber trocar a camisinha do lampião e conhecer os cuidados necessários com o manuseio de utilitário e gás.

Astronomia

  • Reconhecer no céu seis constelações;
  • Diferenciar no céu um planeta de uma estrela;
  • Reconhecer as fases da lua e sua relação com as marés;
  • Saber quais constelações fazem parte da bandeira Nacional e saber desenhá-las;
  • Saber o nome de dez estrelas;
  • Saber orientar-se pelo céu a noite;
  • Participar de uma atividade de observação das estrelas;
  • Participar de um fogo de conselho, serão ou vigília em um acampamento;
  • Ensinar a outro bandeirante a reconhecer as estrelas do céu.

Observador/a de Animais

  • Visitar um zoológico, reserva ecológica ou parque onde possa estar em contato com os animais que habitam sua região e observar como vivem e como são tratados estes animais;
  • Identificar os animais e insetos nocivos ao homem e saber como se proteger deles e como eliminá-los de seu convívio sem provocar depredações ao meio ambiente;
  • Saber cuidar de pelo menos dois tipos de animais domésticos (alimentação, banho, tosa, higiene, vacinas, principais doenças, ciclos de vida, etc.);
  • Saber quais são os principais animais que sofrem perigo de extinção e os motivos;

Observador/a de Plantas

  • Plantar e cuidar de uma horta, jardim ou árvore;
  • Descrever as diferentes partes de uma planta e suas funções;
  • Saber identificar cinco árvores que são usadas para arborizar seu bairro ou cidade, conhecer suas sementes e suas principais características (tamanho de copa, raízes, etc.);
  • Saber onde ficam as reservas ecológicas e grandes parques de seu estado e como é possível visitá-los;
  • Visitar pelo menos uma reserva ecológica ou grande parque de seu estado, identificando as árvores, plantas e animais que lá vivem;
  • Saber os cuidados que precisam ser tomados pelo homem para não depredar o meio ambiente;

Observador/a do Tempo

  • Saber verificar a direção do vento, construir uma biruta e um catavento;
  • Visitar um observatório ou posto meteorológico;
  • Fazer observações do tempo durante um mês, anotando os fenômenos, as previsões, variações ( máxima e mínima de cada semana) temperatura média, etc.;
  • Saber como se observa a umidade do ar e a temperatura;
  • Saber quais são as quatro estações do ano, quais as épocas, quais as variações em termos de temperatura, chuvas, umidade do ar, que elas provocam nas regiões geográficas do Brasil;
  • Obervar durante um acampamento a máxima e a mínima possibilidade de variação do tempo, chuva, etc.
  • Saber fazer a previsão do tempo baseado na observação;
  • Saber qual é o trabalho de um meteorologista.

Avicultura

  • Saber cuidar de aves domésticas (alimentação, higiene, cuidados, ambiente, etc.);
  • Conhecer cinco aves de sua região e mais cinco não encontradas na sua região;
  • Conhecer cinco tipos de aves criadas em cativeiro e os cuidados que deve-se ter na criação;
  • Saber quais são as aves ameaçadas de extinção em sua região;
  • Visitar um aviário;
  • Saber criar aves em cativeiro e conhecer os cuidados necessários a criação.

COMUNIDADE

Desenvolvimento Social, Político e Econômico.

Alfabetização

  • Ajudar uma criança de alfabetização a fazer as tarefas escolares por um mês;
  • Ler e contar histórias para crianças;
  • Exercitar a leitura com crianças a partir de livros infantis;
  • Conhecer um método de alfabetização e ajudar uma criança a se alfabetizar;
  • Preparar tarefas de alfabetização para crianças;
  • Montar um jogo de sílabas e símbolos para ajudar crianças a se alfabetizar.

Cidadania

  • Conhecer sua comunidade e saber onde ficam: Igrejas, Prefeitura, Corpo de Bombeiros, Hospitais e Clínicas de Saúde, Polícia Civil,
  • Policia Militar, Áreas de Lazer, Parques e Praças, Supermercados, Monumentos Históricos, etc.;
  • Saber os procedimentos de segurança no trânsito e nas ruas;
  • Saber quais os telefones de emergência e como pedir ajuda em caso de necessidade e organizar uma agenda com os telefones úteis;
  • Saber quem são os governantes de sua cidade, estado, país, qual é o período de eleições para a Prefeitura, Câmara dos Vereadores, Governo do Estado, Deputados Estaduais e Municipais, Senado e Presidência da República;
  • Conhecer seus Direitos e Deveres como cidadão;
  • Conhecer os Símbolos Nacionais (bandeira, hino, selo) e utilizá-los de forma adequada e com respeito;
  • Conhecer os símbolos de sua Cidade e Estado (bandeira e hino);
  • Conhecer os pontos turísticos e históricos de sua Cidade e do seu Estado;
  • Saber quais os principais municípios de seu estado, distância da sua cidade e importância deles na cultura e economia de seu estado;
  • Conhecer os bairros de sua Cidade, saber como chegar até cada um deles e identificar cinco coisas importantes que se pode encontrar em cada um deles;
  • Saber os meios de transporte que sua cidade tem e saber utilizá-los;
  • Saber quais os principais meios de comunicação que sua cidade tem e saber utilizá-los;
  • Saber quais são as principais datas comemorativas do país, de seu Estado e de sua Cidade e participar das festas típicas;
  • Respeitar as áreas públicas, preocupar-se com sua limpeza e conservação;
  • Participar de uma atividade comunitária com seu Grupo ou Núcleo.

Bandeirantismo Internacional

  • Conhecer dados sobre a vida de Lord Robert Baden-Powell e Lady Olave Baden-Powell (onde nasceram, onde morreram, datas do casamento, principais características e qualidades, quando fundaram o Movimento Bandeirante, qual a sua participação na história do Movimento, etc.);
  • Conhecer a história do Movimento Bandeirante no Brasil e no Mundo;
  • Saber os nomes dos Centros Mundiais do Movimento Bandeirante, saber onde estão localizados, hinos, história e que atividades realizam;
  • Conhecer o Broche, a Bandeira e o Hino Mundial;
  • Saber a data do dia do Pensamento, saber qual é a sua história e participar das comemorações junto ao seu Grupo, Nucleo, Região, contribuindo também para o Fundo do Dia do Pensamento;
  • Saber como é dividido o Movimento Bandeirante no mundo, conhecer dados sobre a Região do Hemisfério Ocidental (história, bandeira, símbolo, países que compõem a Região, organização, etc.);
  • Participar da Caixa de Correspondência, tendo um correspondente no exterior;
  • Saber desenhar o Broche e a Bandeira da Associação Mundial de Bandeirantes e explicar seu significado;
  • Fazer um cartaz com uniformes, nome dos países e broches de pelo menos 5 outras Associações Bandeirantes no mundo;
  • Saber identificar os símbolos internacionais (Dia do Pensamento, Centros Mundiais, Broches Mundiais, etc);
  • Fazer uma tarefa para levantar recursos para o Fundo do Dia do Pensamento;
  • Conhecer os símbolos do Movimento Bandeirante no Brasil (broches, hinos, bandeira, uniformes, etc.);
  • Saber onde fica a FBB, como se organiza, os principais projetos que está realizando, conhecer sua história e saber em que estados
  • existem Regiões e Distritos Bandeirantes;
  • Enviar mensagens no Dia do Pensamento para 1 Bandeirante que você conhece no seu Distrito, 1 na sua Região e em outras Regiões bandeirantes e em outro pais;
  • Conhecer a cultura do Brasil, as manifestações importantes em cada região geográfica (dança, festas, musicas, vestimentas, etc);
  • Pesquisar a cultura e manifestações culturais de um país de cada continente do mundo e montar um mural ou quadro para apresentar ao Grupo.

Bandeirantismo Nacional

  • Conhecer a história da Fundação do Movimento bandeirante no mundo e no Brasil;
  • Conhecer a história da Fundadora do Movimento Bandeirante;
  • Conhecer os modelos de uniformes do Movimento Bandeirante no Brasil desde a fundação;
  • Conhecer os símbolos da FBB (Broches, uniformes, hinos, bandeira, etc.);
  • Saber onde fica a FBB, como se organiza, os principais projetos que está realizando, conhecer sua história e saber em que estados existem Regiões e Distritos Bandeirantes;
  • Conhecer a história e símbolos de sua Região e Distrito;
  • Conhecer os broches da Promessa que teve o Movimento Bandeirante no Brasil desde a sua fundação;
  • Participar das comemorações da Semana Bandeirante;
  • Conhecer a história do Movimento Bandeirante em outras Regiõwa, que atividades realizam, em quais cidades existem, quais os nomes dos Distritos, etc.;
  • Participar da Caixa de Correspondência, tendo um correspondente Bandeirante em outro Estado do Brasil;
  • Saber como é organizado o Movimento Bandeirante no Brasil;
  • Fazer uma pesquisa sobre o Brasil (símbolos, hino nacional, população, regiões geográficas, manifestações culturais, datas importantes, datas comemorativas, economia, etc.);
  • Conhecer a cultura do Brasil, as manifestações importantes em cada Região Geográfica (danças, festas, músicas, vestimentas, etc.).

Cortesia

  • Saber receber as pessoas em sua casa (enviar convites por escrito, convidar pessoas por telefone, servir comidas e bebidas, etc.);
  • Saber atender as solicitações com prontidão e com educação;
  • Saber orientar as pessoas no seu bairro;
  • Ser cortês em casa, no colégio, no Grupo e com pessoas que você não conhece muito;
  • Saber ouvir e saber se colocar nas horas certas;
  • Preparar uma reunião em casa para a Equipe e promover a animação da reunião atendendo a todos;
  • Saber atender ao telefone, anotar recados e transmiti-los;
  • Saber cumprimentar as pessoas e utilizar regras de convivência (dar “bom dia”, dizer “com licença”, “por favor”, etc.), em sua vida cotidiana;
  • Saber receber visitas em sua casa;
  • Saber apresentar uma pessoa a outra;
  • Saber se dirigir a uma pessoa independentemente do seu nível social;
  • Saber como se escreve um telegrama de condolências, de aniversário, de casamento, pedindo desculpas por não poder comparecer a alguma festividade, etc.;
  • Ter um caderno de endereços e datas de aniversários dos seus amigos, parentes e companheiros de Grupo;
  • Se comunicar com os Bandeirantes que você conhece no: Dia do Pensamento, em seus aniversários e datas festivas como Natal, Ano Novo, etc.

Urbanismo

  • Conhecer 2 bairros distintos na sua cidade e observar as características das edificações (ruas, igrejas, praças e jardins, monumentos, áreas de lazer, pontos de prestação de serviços) e conversar sobre as diferenças e contradições;
  • Saber como é construída e pavimentada uma rua;
  • Saber a origem dos monumentos do seu bairro
  • Saber como funcionam os sistemas de água, gás, lixo e esgoto da sua cidade (tipo, tratamento, encanamento, etc.);
  • Identificar os problemas urbanísticos de sua cidade;
  • Conhecer historia, arquitetura originais, alterações através dos tempos;
  • Conhecer os marcos que contam e retratam a vida de sua cidade;
  • Fazer uma análise pelo conhecimento e observação das necessidades da cidade com relação a conservação e utilização, prestação de serviços e atendimento;
  • Conhecer os órgãos municipais ou estaduais responsáveis por água, luz, saneamento básico, saúde, policiamento, prevenção de fogo, trânsito, etc.;
  • Saber orientar-se e orientar pessoas quanto à serviços de emergência, transporte coletivo, saúde e policiamento.

Pesquisa

  • Escolher um tema de interesse do Grupo ou um tema da atualidade, fazer uma pesquisa e apresentar com as seguintes informações: nome do tema, por que o escolheu, informações coletadas, curiosidades, datas e fatos, atividades de pesquisa, conteúdo da pesquisa, conclusão e bibliografia;
  • Visitar uma biblioteca para saber como funciona a catalogação e utilização de livros para pesquisas;
  • Escolher um tema sobre Bandeirantismo e fazer uma pesquisa completa com um relatório final e apresentar ao Grupo,
  • Utilizar as seguintes técnicas para levantamento de dados: entrevistas, depoimentos, consulta de livros, consulta de vídeos, consulta de fitas, consulta de jornais, consulta de revistas, , redação, levantamento histórico de datas e nomes, levantamento de bibliografia, etc.;
  • Saber elaborar perguntas-chave para pesquisa.

COMUNICAÇÃO

Desenvolvimento Social e Cultural.

Áudio Visual

  • Saber ligar, desligar, utilizar e conservar: gravador, toca discos, cd-rom, toca fitas, TV, vídeo cassete, projetor de slides, filmadora, máquina fotográfica;
  • Saber como se ligam os fios de antena e elétricos de: rádio, TV, vídeo, aparelhos de som, etc.;
  • Conhecer as regras para se tirar boas fotografias e para filmar bem e responsabilizar-se por fazer o acervo áudio visual de uma atividade da equipe, do Grupo ou do Distrito;
  • Saber catalogar fotos, slides e fitas de vídeo e todo material de áudio visual de sua equipe ou grupo;
  • Saber como trocar um filme de máquina fotográfica e de uma filmadora, como trocar pilhas e baterias;
  • Fazer um cartaz com desenho e colagem sobre o Movimento Bandeirante;
  • Saber usar: lápis, pilot, tintas, pincéis, cola, tesoura, régua, etc., e como conservar estes materiais.
  • Saber gravar uma fita K-7;
  • Saber montar um álbum de gravuras e fotos, como prendê-los e conservá-los;
  • Organizar um painel ilustrado sobre a história de sua Equipe, seu Grupo ou Região;
  • Organizar e manter organizado o material de áudio visual de seu grupo exercendo o cargo de encarregado de áudio visual por 1 mês
  • Saber limpar toca-fitas e usar microfone;
  • Gravar uma fita de musicas bandeirantes do seu distrito, grupo ou equipe e datilografar as letras das musicas e doar para o acervo do grupo;
  • Saber fazer um mural de bambu.

Biblioteca

  • Organizar uma biblioteca em sua casa, separando seus livros por temas e fazer uma relação de todos eles;
  • Organizar a biblioteca da equipe, do grupo ou distrito por um mês (da mesma forma como exposto acima);
  • Saber como encapar um livro e encapar todos os seus livros da escola;
  • Saber o nome de três autores de livros infanto-juvenil e ler os livros desses 3 autores;
  • Saber consultar um dicionário;
  • Conhecer a biblioteca de sua cidade e da sua escola e entrevistar os bibliotecários;
  • Ser sócio da biblioteca de sua cidade;
  • Ler 2 livros da biblioteca do seu colégio e 2 livros da biblioteca de sua cidade e saber comentá-los;
  • Fazer uma campanha de livros, conseguir a doação de 30 livros e repassá-los para a Biblioteca Municipal, através de uma iniciativa de sua equipe ou Grupo bandeirante.
  • Saber fazer uma ficha de resumo dos livros com o nome dos autores, editora e data de edição;
  • Conseguir a doação de 2 livros para a biblioteca de seu grupo;

Colecionismo

  • Fazer uma coleção, observando: o motivo, regras de organização, origem das peças, exposição, atualização contínua, conservação, cadastramento e história das peças;
  • Apresentar ao Grupo quando a coleção estiver pronta com no mínimo 40 peças;
  • Visitar locais onde existam coleções expostas;
  • Entrevistar um colecionador.
  • Organizar uma coleção com padrões técnicos, qualidade do material, manutenção e conservação das peças, fonte de aquisição das peças e informações sobre as mesmas.
  • Apresentar a coleção ao grupo;

Datilografia / Digitação

  • Saber datilografar em máquina simples ou elétrica e digitar no computador (uma carta, um convite, um oficio, um trabalho com cinco páginas);
  • Estar apto a digitar 100 letras por minuto;
  • Saber diagramar e formatar e fazer cópias em carbono de cartas;
  • Saber limpar a máquina de escrever e impressora, trocar fitas e cartuchos;
  • Saber os tamanhos de papéis para trabalhos básicos;
  • Saber margear e tabular em máquinas de escrever ou computador;
  • Saber usar a impressora no computador.

Intérprete

  • Saber falar e se comunicar em um outro idioma;
  • Saber atender e transmitir as solicitações e pensamentos de um estrangeiro;
  • Conhecer as principais expressões bandeirantes em outro idioma;
  • Fazer uma pesquisa completa sobre um país que fale o idioma escolhido por você, abordando dados socio-culturais e o Movimento Bandeirante nele;
  • Participar da Caixa de Correspondência Internacional com um(a) bandeirante do país que você escolheu;

Jornalismo

  • Escolher um fato ocorrido no bairro ou cidade e fazer uma redação;
  • Saber escrever uma história enfatizando fatos e descrevendo personagens;
  • Saber os nomes e as páginas na Internet dos principais jornais de sua cidade e visitar um deles, apresentando um relato de sua visita;
  • Fazer um jornalzinho de uma atividade feita pelo Grupo ou pelo Distrito, com artigos diferentes;
  • Fazer uma entrevista com uma personalidade Bandeirante do Distrito ou Região para publicar no mural de seu Distrito, Grupo ou Equipe;
  • Adquirir informações sobre a profissão de jornalista;
  • Saber escrever uma história, investigando nomes, datas, conteúdos, porque aconteceram as coisas, etc.;
  • Saber redigir uma notícia sobre um tema da atualidade e apresentá-la ao Grupo;
  • Conhecer os jornais de sua cidade e acompanhar um tema em todos eles por uma semana, fazer uma crítica pessoal e apresentá-la ao Grupo.
  • Fazer uma entrevista com uma personalidade do seu bairro ou de sua cidade.

Publicidade

  • Saber o que é uma marca ou símbolo;
  • Conhecer as marcas e símbolos da Associação Mundial de Bandeirantes, da Federação das Bandeirantes do Brasil, da sua Região, de seu Grupo e de sua Equipe;
  • Observar os anúncios publicitários na televisão e escolher três anúncios dirigidos ao público infantil e explicar o nome do produto, as vantagens propostas, diferenças entre eles e horários que são veiculados junto à programação de cada emissora;
  • Observar os anúncios publicitários em revistas e escolher cinco anúncios dirigidos a públicos diferentes (crianças, jovens, adultos de ambos os sexos, idosos). Identificar o nome do produto, que linguagem e imagens utilizam e as vantagens propostas;
  • Fazer um cartaz com título, ilustração, slogan (frase de apelo promocional) e texto sobre um tema ecológico, um sobre educação (combate ao lixo, drogas, apoio à saúde) e um sobre o Movimento Bandeirante;
  • Fazer um cartaz convidando jovens a participar do seu Grupo com um slogan, ilustração, marca da FBB, endereço, local, dia e horário da reunião e conseguir autorização para colocá-lo na sua escola ou em local de visitação pública;
  • Saber identificar diferentes peças publicitárias e saber como são feitas;
  • Fazer um cartaz para seu Grupo sobre a Semana Bandeirante e outro sobre o Dia do Pensamento;
  • Fazer uma propaganda sobre o Movimento Bandeirante apenas falada para gravá-la em fita K7 e apresentá-la à Equipe;
  • Criar um anúncio de TV sobre o Movimento Bandeirante e apresentá-lo ao seu Grupo;
  • Fazer um folder sobre o Movimento Bandeirante destinado a jovens de sua cidade.

Turismo

  • Conhecer a história de sua cidade e datas comemorativas;
  • Conhecer o folclore do seu estado raiz e manifestações;
  • Conhecer os pontos turísticos de sua cidade e visitá-los,(maior numero possível, apresentar relatório da visita e suas impressões);
  • Visitar a secretaria de Turismo de seu Estado ou Cidade;
  • Saber localizar os postos de prestação de serviço, ex: Correios, Delegacias de Polícia, Hospitais, Aeroportos, Rodoviárias, etc.;
  • Saber atender as pessoas e orientá-las.

Secretaria

  • Exercer o cargo de secretária(o) da Equipe por um período de 2 meses;
  • Aprender a receber, anotar e transmitir recados com precisão;
  • Organizar o Mural da Equipe ou Grupo;
  • Saber dar um aviso por telefone, pessoalmente e através de recados;
  • Organizar os documentos do grupo
  • Saber escrever, endereçar e colocar uma carta no Correio;
  • Saber escrever telegramas;
  • Saber fazer uma agenda com assuntos de reunião e atas de reuniões;
  • Saber organizar o arquivo de documentos do grupo;
  • Organizar uma agenda com telefones, endereços e nomes de pessoas que podem ser importantes para a Equipe, Grupo e Distrito (Coordenadores, Bandeirantes, antigos Bandeirantes, amigos Bandeirantes, prestadores de serviços, serviços de emergência, etc.);
  • Saber manusear um mimeógrafo e a máquina de Xerox;
  • Organizar um calendário com as datas comemorativas do ano;
  • Participar da caixa de correspondência;
  • Saber redigir carta, convite, cartões de aniversário, cartão de condolência, telegramas, etc.

Informática

  • Saber ligar e desligar o computador e seus periféricos;
  • Conhecer disquetes de 3½ e 5 1/4 , CDs e cuidados de manuseio;
  • Saber abrir e utilizar bem um programa de texto e um programa de desenho;
  • Saber gravar um trabalho no hard-disk e no disquete;
  • Saber copiar arquivos e localizá-los;
  • Saber deletar arquivos;
  • Saber lidar com a impressora: alimentá-la com papel, imprimir trabalhos e trocar cartuchos ou fitas;
  • Saber que cuidados com a temperatura, água e luz devem ser tomados para não danificar o computador;
  • Conhecer a configuração de um computador;
  • Saber enviar e receber mensagens pela Internet;
  • Saber formatar textos no computador;
  • Saber instalar e desinstalar programas.

Rádio Amador

  • Saber identificar os pólos de uma bateria;
  • Saber o código alfabético internacional;
  • Saber lidar com a antena de um rádio;
  • Saber ligar o rádio na bateria;
  • Saber o que é ser um Rádio Amador;
  • Ter participado de 5 atividades de radiobandeirantismo;
  • Saber explicar o funcionamento de um rádio;
  • Saber construir uma antena;
  • Saber os principais códigos “Q”;
  • Saber como funciona uma repetidora;
  • Saber o que é preciso para ser Rádio Amador reconhecido pelo Ministério das Comunicações;
  • Conhecer e saber como funcionam os seguintes componentes eletrônicos: resistor, capacitor, diodo zener, diodo retificador e led;
  • Saber o que é e como funcionam os modos “CW” e “SIMPLEX”;
  • Saber o que é e onde se localiza a LABRE mais próxima de sua região;
  • Saber o que é e como funciona a R.O.E.;
  • Saber quais são as classes de Rádio Amador e o que as difere;
  • Conhecer as grandezas elétricas: Voltagem, Amperagem, Resistência e Potência;
  • Saber qual é a diferença entre corrente contínua e corrente alternada.

ARTE

Desenvolvimento Social e Cultural.

Artes Gráficas

  • Saber utilizar material de desenho;
  • Saber trabalhar com impressora, mimeógrafo, xerox e computador;
  • Conhecer o processo de impressão em silk-screen e realizar um trabalho preparando matriz, tela e fazendo a impressão;
  • Conhecer uma gráfica e saber o que é um layout, arte-final e conhecer os processos de impressão;
  • Saber desenhar letras;
  • Elaborar um cartaz sobre o Movimento Bandeirante observando técnicas de diagramação;
  • Saber utilizar diferentes tipos de papel.

Canto

  • Ter noções básicas de canto (melodia, harmonia, ritmo);
  • Saber cantar afinadamente só ou acompanhada por instrumento musical;
  • Saber iniciar e dirigir um canto;
  • Saber cantar 10 músicas Bandeirantes e 5 outras de sua escolha;
  • Ensinar 5 músicas a um Aspirante;
  • Organizar um caderno de músicas;
  • Saber cantar em Grupo;
  • Organizar e coordenar a Equipe de Músicas em um Cerimonial do Grupo ou Distrito.

Cinema

  • Assistir a 5 filmes nacionais, saber quem são os autores, diretores, atores, produtores e patrocinadores;
  • Saber o nome de filmes que se tornaram clássicos e assistir a um deles e comentar com o Grupo;
  • Organizar para a Equipe uma sessão de cinema em casa: escolher o filme, assistir e comentar;
  • Saber manusear uma filmadora e conhecer algumas técnicas de filmagem: foco, cortes, planos, sonorização, etc.;
  • Assistir a 5 filmes de diferentes estilos (ficção, drama, musical, aventura, etc.).

Dança

  • Saber dançar uma música folclórica, um ritmo atual (rock, lambada, etc), uma música de quadrilha, músicas de expressão corporal, jazz, uma musica de época;
  • Saber quais são as danças que marcaram época no Brasil;
  • Saber uma dança folclórica de outro estado;
  • Saber o nome de 3 bailarinos brasileiros famosos internacionalmente;
  • Organizar uma festa com dança de pelo menos 2 horas com seu grupo.

Desenho

  • Conhecer os dois tipos de grafite: B e F;
  • Saber apontar um lápis sem desperdiçá-lo, saber apagar um trabalho sem rasgá-lo ou danificá-lo;
  • Saber usar régua e pilot sem danificar as pontas e sem sujar o desenho;
  • Saber usar pincéis e lavá-los;
  • Saber usar tintas;
  • Saber copiar desenhos com papel de seda;
  • Desenhar com as seguintes técnicas os motivos:
    • Ecologia – usar papel e tinta
    • Movimento Bandeirante – usar pilot
    • Comunidade – usar lápis de cor e de cera
    • Livre – todos os materiais

Disk Jóquei

  • Saber usar um aparelho de som: ligar, desligar, colocar fita, colocar CD, colocar disco de vinil, trocar estações de rádio, gravar fitas, limpar cabeçote, usar microfone, diminuir e aumentar o volume, etc.;
  • Conhecer os ritmos de rock, jazz, funk, valsa, anos 60, bossa nova, samba, axé e lambada;
  • Gravar 1 fita com músicas Bandeirantes, 1 fita com músicas típicas do Brasil, (MPB, Bossa Nova, Samba, etc) e 1 fita com músicas de roda, folclóricas e de outras gerações, etc.), saber o nome das músicas, as letras e o nome dos autores;
  • Fazer um caderno com letras de músicas;
  • Ensinar uma Música ao Grupo;
  • Ter fitas, CDs, ou discos de vinil, com músicas para tocar nas festas do Grupo ou Distrito responsabilizar-se por tomar conta da parte sonora da festa;
  • Saber combinar temas das festas com as músicas escolhidas para as mesmas e gravar uma fita combinando as músicas em um tema específico (Natal, ecologia, etc.).

Fotografia

  • Conhecer e saber utilizar uma máquina fotográfica, saber trocar filmes, pilhas, limpar as lentes e ligar e desligar o flash;
  • Ter noções de distância e tamanho;
  • Conhecer as regras para tirar fotos em P&B e Color com qualidade e fazer uma reportagem para o mural da equipe sobre o assunto;
  • Tirar fotos de uma atividade Bandeirante utilizando as técnicas e revelar as fotos. (A melhor foto deverá ser divulgada no Grupo,
  • Distrito, Região ou Nacional);
  • Saber arquivar as fotos que você tira e os negativos para que não estraguem;
  • Ter noções de luminosidade e quando é necessário flash;
  • Participar de um concurso de fotografias entre a Equipe, Grupo, Distrito, Região, Nacional ou na comunidade;
  • Ter exercido o cargo de fotógrafo da equipe
  • Saber qual é o processo revelação de um filme (manualmente);
  • Fazer cartões postais através de fotos.

Literatura

  • Conhecer e ler 3 autores de livros infanto-juvenis brasileiros e saber fazer um comentário crítico das leituras;
  • Escrever uma história sobre um tema livre, com pelo menos 4 páginas batidas à máquina;
  • Criar 3 personagens, descrevê-los em seus aspectos físicos e psicológicos, caracterizá-los e escrever uma história sobre eles;
  • Conhecer o trabalho de desenhistas brasileiros de revista em quadrinhos e ilustradores de livros;
  • Fazer uma entrevista com um escritor com um trabalho que ele desenvolveu;
  • Ter lido pelo menos 5 livros no último ano (fora os pedidos pelo colégio) e saber suas histórias, quais são os autores e em que época foram escritos;
  • Conhecer o texto de uma peça de teatro e ir assisti-la no teatro;
  • Escrever uma peça para que sua Equipe apresente em uma atividade.

Pintura

  • Conhecer 3 técnicas de pintura: com tinta, lápis, cera, pilot, etc.;
  • Saber usar e conservar o material;
  • Elaborar 3 trabalhos com cada técnica com temas: natureza, comunidade e bandeirantismo;
  • Visitar uma exposição de pintura e fazer uma crítica para a Equipe;
  • Saber fazer tintas utilizando vegetais;
  • Saber misturar as 5 cores (branco, preto, amarelo, vermelho e azul) fazendo as cores: laranja, verde, roxo, cor de pele e mais nove cores diferentes, combinando-as;
  • Saber o que são cores quentes e cores frias;
  • Saber usar tinta a óleo, tinta guache e aquarela;
  • Fazer experiências de pintura em diferentes texturas: papel cartão, casca de árvores, madeira, tecidos, etc.;
  • Fazer 10 trabalhos variados de pinturas em diferentes técnicas, temas e texturas;
  • Conhecer tipos e espessuras de pincéis;
  • Preparar aguadas e saber diluir tintas.

Teatro

  • Participar de 3 dramatizações no Grupo;
  • Criar uma história, escrevê-la e apresentá-la para a Equipe;
  • Ter uma história criada por você apresentada em uma peça da Equipe ou Grupo;
  • Organizar uma dramatização da sua equipe ou do seu grupo;
  • Conhecer algumas técnicas de teatro;
  • Ter participado da montagem de 5 peças infantis e juvenis;
  • Conhecer 2 peças infantis e 2 peças juvenis e o nome dos autores;
  • Saber confeccionar máscaras, fazer maquiagens, fantoches, fantasias, etc;
  • Ter ido a apresentação de 5 peças de teatro profissional nos últimos 6 meses;
  • Saber as diferenças de teatro profissional e mambembe, teatro de fantoche, teatro de mímica, etc;

Instrumento musical

  • Saber tocar um instrumento musical;
  • Conhecer a origem do instrumento, quem são os principais artistas que o tocam hoje no mundo, etc;
  • Saber tocar bem 15 músicas diferentes;
  • Ter um caderno de músicas com letras e partituras;
  • Saber tocar 5 músicas bandeirantes;
  • Contribuir com sua arte musical no seu Distrito, Grupo e Equipe levando o instrumento e fazendo apresentações nas atividades dos mesmos;
  • Ser capaz de acompanhar um ritmo;
  • Fazer uma fita de música com você tocando;
  • Saber tocar uma música típica de seu Estado;
  • Saber fazer instrumentos com sucata e dar uma oficina de música com sucata em uma atividade com o grupo de ciranda ou atividades comunitárias.

ARTESANATO

Desenvolvimento Físico, Motor e Cultural.

Artesanato com Vidro

  • Saber aproveitar sucata para confeccionar objetos utilitários e de decoração, tais como: vidros, copos, garrafas, etc.;
  • Saber pintar vidro ou decorá-lo com colagem de tecido, contact, papel, contas, durepox, etc.
  • Preparar 5 vidros decorados de vários tamanhos para a farmácia do grupo, para guardar objetos miúdos, e um porta lápis.
  • Saber quais são os processos de confecção e tintas para pintar vidros e como utiliza-los;
  • Riscar e pintar um desenho em espelho ou vidro, processos de corte e periculosidade;
  • Saber como são feitas as peças em vidro;
  • Preparar vidros para geleias, banheiro, saber esteriliza-los para utilização;
  • Dar outros destinos à sucata de lixo (reutilização e redestinação).

Modelagem

  • Saber preparar massas e modelar com argila, massa plástica, papel machê, gesso, resina, durepox e poliepox a frio e a quente;
  • Saber tecnicamente como usar e conservar os materiais;
  • Confeccionar três objetos utilitários ou de decoração em cada uma dessas massas e fazer uma exposição;
  • Confeccionar quatro bonecos ou máscaras de fantoche em papel machê para montar uma peça de teatro e apresentá-la para crianças de até 09 anos e dá-los para uma creche ao final de sua utilização;
  • Dar uma oficina de trabalho de modelagem em uma atividade comunitária ou uma atividade com o grupo de ciranda;
  • Ter noção de quantidade sem desperdício;
  • Saber fazer moldes em gesso;
  • Executar 3 trabalhos em argila e cozinhar as peças;
  • Executar 3 trabalhos em papel machê;
  • Visitar oficinas de esculturas (cerâmica, mármore, granito, madeira, etc);
  • Conhecer e entrevistar um escultor em sua cidade
  • Conhecer as principais obras de três escultores brasileiros;
  • Conhecer as principais esculturas da praça, parques e lugares da sua ciddade (saber quem são os autores, motivo, data de inauguração, etc);
  • Fazer uma oficina de trabalho com argila para bandeirantes do ramo Ciranda e/ou crianças da comunidade.

Tricô

  • Saber fazer ponto de tricô e meia;
  • Saber fazer uma laçada e arremate;
  • Fazer um casaquinho ou um sapatinho de bebê;
  • Fazer consertos aumentos e diminuições;
  • Saber fazer uma meia de lã para utilizar em acampamentos;
  • Fazer um cachecol e doá-lo a um asilo.

Cartonagem

  • Conhecer e saber utilizar as principais ferramentas e materiais (cola, adesivo, etc.) necessários para fazer cartonagem;
  • Saber decorar usando dois tipos de materiais diferentes (cartolina, papelão, pano, etc.);
  • Saber cortar, vincar, revestir, colocar debrum e cantoneiras;
  • Forrar uma caixa e presenteá-la ao Grupo;
  • Fazer um objeto útil ao grupo (pasta, álbum, caixa, etc);
  • Fazer um objeto de decoração para o grupo;
  • Fazer objetos para montar um bazar para o grupo ou distrito;
  • Fazer um objeto diferente e dar de presente no aniversário de um Bandeirante.

Bordado

  • Saber usar linha, agulhas de bordado, tesoura, tela, panos, etc.;
  • Saber executar 6 pontos de bordado;
  • Bordar uma toalhinha de mesa ou pano de bandeja;
  • Saber fazer bainha na gravata, ou pano de prato e toalha de bandeja;
  • Saber bordar uma lã e fazer capas para almofadas pequenas;
  • Saber bordar tapete (lã e tela);
  • Bordar um jogo americano ou um tapete pequeno para sua casa;
  • Bordar e decorar um pano de prato e dar para o material do Grupo.

Decoração

  • Saber arrumar o canto da equipe e do grupo;
  • Arrumar seu quarto, sua cama, seus armários e suas coisas;
  • Saber fazer enfeites de Natal, aniversários, comemorações, Páscoa, etc.e encarregar-se da decoração de uma atividade do Grupo;
  • Saber arrumar flores em um vaso e livros em uma prateleira;
  • Saber limpar objetos decorativos, mesas e cadeiras, tirar pó e lustrar móveis;
  • Saber fazer objetos decorativos com sucata; (lata, vidro, madeira, folhas secas, pedras, conchas e contas, sementes revestindo copo, jarra, etc);
  • Fazer uma toalhinha de mão e de mesa (bordando ou pintando) para decorar a sua casa;
  • Conhecer o nome de dois tipos de flores e de dois tipos de plantas decorativas e como cuidar delas em um ambiente de decoração;
  • Saber fazer objetos utilitários e decorativos para cozinha e banheiro com materiais diferentes;
  • Saber fazer embalagens decorativas.

Crochê

  • Saber fazer correntinha;
  • Saber fazer ponto baixo e ponto alto;
  • Saber aumentar, diminuir e arrematar;
  • Fazer uma toalhinha redonda;
  • Saber fazer três pontos de fantasia;
  • Saber fazer uma peça de vestuário de bebê e doá-la a uma creche.

Artesanato em Madeira

  • Saber usar restos de madeira em seus trabalhos;
  • Conhecer diferentes tipos de madeira para artesanato e saber de sua reutilização;
  • Saber serrar, cortar, esculpir, lixar, gravar, pintar e envernizar madeiras;
  • Saber utilizar tecnicamente ferramentas e material para trabalhar com madeira;
  • Saber consertar e restaurar peças simples de mobiliário;
  • Confeccionar uma caixa de madeira para seu Grupo ou Equipe;
  • Confeccionar 3 objetos utilitários (um brinquedo, uma outra peça esculpida ou entalhada, uma caixa de costura, de 1º SOS ou totem para sua equipe ou seu grupo);
  • Visitar as feiras de artesanato;
  • Conhecer artesãos em madeira de sua cidade e seus trabalhos;
  • Conhecer os equipamentos de proteção individual para a utilização de ferramentas e os cuidados a serem tomados.

Artesanato em Couro

  • Saber trabalhar em couro sintético e natural (cortar, costurar, colar, pregar alfinetes, pintar, gravar, etc.);
  • Confeccionar peças utilitárias para o uso pessoal, para o grupo e para sua casa;
  • Saber a origem dos couros naturais e não utilizar aqueles que são retirados de animais em extinção;
  • Saber consertar objeto de couro;
  • Conhecer feiras de artesanato em couro e conhecer os artesãos de sua comunidade;
  • Saber qual o é processo de curtir o couro;
  • Saber conservar o couro.

Artesanato em Metal

  • Saber os diferentes tipos de metais para artesanato: cobre, latão, chumbo, alumínio, etc.;
  • Saber utilizar as ferramentas para: cortar, colar, soldar, gravar, polir, esculpir, pintar e dar acabamento;
  • Confeccionar bijuterias: brincos, botons, broches, pulseiras, e organizar um bazar para o grupo;
  • Saber aproveitar sucata para a confecção de objetos decorativos e utilitários (latas, tampas, chapinhas, etc);
  • Utilizar suas habilidades de trabalho com sucata em atividade comunitária.

Serigrafia

  • Conhecer e dominar a técnica de impressão em serigrafia;
  • Executar uma impressão em tecido e uma em papel;
  • Estampar uma almofada;
  • Saber preparar a tela e limpá-la sem danificar a revelação;
  • Preparar e estampar uma camiseta para a equipe;
  • Estampar um cartaz para uma atividade comunitária (em 2 cores);
  • Saber usar e combinar as diferentes tintas, conhecer os tipos existentes, onde devem ser usadas e o poder de aderência nos materiais;
  • Conhecer tipos de emulsão e todos os materiais necessários para revelação.

Brinquedos

  • Saber fazer dobraduras em papel, pelo menos 8 diferentes (origami);
  • Fazer quatro brinquedos utilizando diversos materiais e doar para um orfanato;
  • Consertar um brinquedo e torná-lo novo (lavar, pintar, costurar, etc);
  • Fazer um brinquedo de pano e um de sucata;
  • Fazer uma pipa e um quebra-cabeça para o grupo.

Cestaria

  • Conhecer os diferentes tipos de materiais utilizáveis: vime, cordão, junco, bambu, palha, ráfia, etc.;
  • Saber como é preparado os materiais e ferramentas para trabalho, como utilizá-lo e como conservá-los;
  • Fazer dois objetos completos para casa ou para o grupo: cesta, descanso, tamboretes, etc;
  • Ser capaz de ensinar a equipe ou o grupo a confeccionar um objeto em cestaria.

Encadernação

  • Conhecer os materiais para revestimento (contact, plástico, papel, etc.);
  • Saber a utilidade da encadernação;
  • Conhecer os materiais e ferramentas necessários à encadernação;
  • Escolher o material adequado ao tipo de encadernação a ser executada;
  • Encadernar um livro para sua equipe ou Grupo;
  • Encapar seus livros e cadernos da escola;
  • Ensinar outro Bandeirante a fazer encadernação.

ECONOMIA DOMÉSTICA

Corte e Custura

  • Saber trabalhar com linha, agulha, tesoura, etc.;
  • Saber pregar botões, fazer bainhas e consertos de roupas de malha e algodão;
  • Saber costurar na máquina uma capa para almofada e um pano de prato; fazer casas para botões;
  • Organizar a caixa de costura da equipe;
  • Saber cortar e costurar um tecido com o outro;
  • Saber fazer moldes;
  • Fazer seu distintivo de equipe e a bainha do seu lenço;
  • Fazer um avental, uma sacola para pratos, caneca e talheres e uma sacola para toalha de rosto, escova de dente, pasta, sabonete e shampoo para seu enxoval de acampamento.
  • Ensinar um bandeirante do grupo de ciranda como pregar um botão, enfiar linha na agulha e usar a tesoura com segurança.

Carpintaria

  • Saber serrar, lixar, impermeabilizar, tapar buracos, envernizar e pintar madeiras;
  • Saber utilizar martelos, pregos, serrotes, chave de parafusos em seus trabalhos, tomando as medidas de segurança necessárias na sua utilização;
  • Saber apertar um parafuso e colocar buchas;
  • Saber colar madeira;
  • Preparar e pintar uma caixa de madeira para guardar objetos;
  • Fazer um objeto de utilidade para a sua casa ou seu Grupo (estante, banquinho, mesa, caixa, etc.);
  • Conhecer três tipos de madeira mais usadas para mobiliário;
  • Saber proteger madeiras de mofos, cupins, etc;
  • Utilizar objetos utilitários (subsistemas) como dobradiças, fechaduras, etc.

Culinária

  • Saber lavar frutas e legumes;
  • Saber cortar legumes e frutas para salada;
  • Saber utilizar o fogão a gás e fogões de acampamento com segurança;
  • Saber servir um prato e por à mesa para uma refeição;
  • Saber fazer macarrão, arroz, feijão, bife, batatas fritas, molhos, ovos cozidos e fritos, peixes, aves, massas e outros pratos básicos para a alimentação;
  • Saber fazer um sanduíche incrementado;
  • Saber preparar vitaminas no liquidificador ou no mixer;
  • Saber fazer sucos variados;
  • Saber fazer café;
  • Saber fazer pastas e molhos para aperitivos;
  • Preparar um almoço para a Equipe (menu, quantidades, custos);
  • Saber utilizar sobras de alimentos em outros pratos;
  • Ter um livro com as receitas já preparadas;
  • Atualizar o livro de receitas da equipe;
  • Fazer um prato típico da sua região;
  • Fazer um prato típico de outro país.

Doces

  • Saber abrir forminhas, enrolar balas e doces, confeitar bolos, cortar papel para enfeite e decorar um prato de docinhos;
  • Saber fazer cinco docinhos diferentes (brigadeiro, docinho de leite, docinho de amendoim, etc.);
  • Saber preparar material, untar formas, medir quantidades, pesar, etc;
  • Saber planejar quantidades em relação ao número de pessoas e levantar custos;
  • Saber fazer geleias e compotas de doces;
  • Saber fazer sorvete, sacolé e picolé;
  • Saber fazer dois tipos de bolo;
  • Saber fazer pudim (de leite condensado, pão, etc.);
  • Saber fazer gelatina;
  • Saber fazer pelo menos 2 doces típicos de seu estado;
  • Saber fazer biscoitos;
  • Fazer doces ou um bolo para uma festa da Equipe, Grupo ou Distrito;
  • Organizar um livro de receitas de doces que você já preparou.

Cuidados com a Casa

  • Arrumar seu quarto e mantê-lo constantemente arrumado por um mês;
  • Engraxar seus sapatos, lavar seus tênis, passar e arrumar sua roupa no armário;
  • Fazer a decoração da sua casa com flores e plantas;
  • Organizar e zelar pela arrumação do canto da equipe e do grupo;
  • Ajudar na arrumação da sua casa por um mês;
  • Saber colocar a mesa à francesa e à Americana;
  • Saber limpar metais;
  • Responsabilizar-se por fazer compra de alimentação e material de limpeza para sua casa;
  • Preparar um café da manhã, um almoço e um jantar na sua casa;
  • Saber encerar pisos e limpar tapete ou carpete;
  • Saber limpar, utilizar e conservar aparelhos eletrodomésticos;
  • Verificar se na sua casa são utilizados métodos de segurança e conservação de energia elétrica, gás, água, etc.

Cuidados com a Roupa

  • Saber lavar meias, roupas íntimas, camisas, calças, etc.;
  • Saber lavar roupas de mesa, de banho e de cama;
  • Saber usar cloro, sabão em pó e amaciantes;
  • Saber quarar roupas;
  • Saber lavar diferentes tipos de tecidos (algodão, lã, seda);
  • Saber separar roupas de cor e roupas brancas para lavar;
  • Saber utilizar máquina de lavar;
  • Saber fazer consertos simples nas roupas;
  • Saber passar roupas;
  • Saber tirar manchas.
  • Saber tirar pelos;
  • Saber engomar roupas.

Encanamento

  • Conhecer tubos e canos de diferentes bitolas, materiais e conexões mais usadas;
  • Saber manter limpo pias, ralos, sanitários, para evitar entupimentos ou vazamentos;
  • Saber vedar um vazamento;
  • Saber desentupir pia, ralo e sanitário;
  • Saber economizar água;
  • Saber como se faz a limpeza e conservação de uma caixa d’água;
  • Saber limpar filtros de água.

Eletricista

  • Saber voltagens existentes e a voltagem da sua cidade;
  • Saber as medidas de segurança e prevenção contra acidentes;
  • Saber as medidas para economizar energia;
  • Saber trocar lâmpadas;
  • Saber descascar fios;
  • Saber consertar tomadas;
  • Saber isolar fio;
  • Saber fazer uma extensão;
  • Saber como preceder quando ocorrer um curto-circuito ou incêndio;
  • Saber as medidas de primeiros socorros a um acidente por choque elétrico.

Ciranda

5 a 9 anos

B1

9 a 12 anos

B2

12 a 15 anos

Guia

15 a 21 anos

Dirigente

+ 21 anos

Clã do trevo