Ciranda - 5 a 9 anos

Especialidades: Lista de requisitos

As especialidades promovem o desenvolvimento Físico, Biológico, Social, Cultural, Político, Econômico. saúde do corpo, da mente, amor pela natureza.

ESPORTE

Desenvolvimento Físico, Biológico e Social. Saúde do corpo, da mente.

Individual

Atletismo, Natação, Ciclismo, Hipismo, Pesca, Esgrima, Ginástica Olímpica, Esqui Aquático, Remo, Tênis etc.

  • Escolher um esporte;
  • Praticá-lo até dominar o assunto;
  • Aprender as regras e ser capaz de transmiti-las a outras pessoas;
  • Conhecer e saber o equipamento necessário para a prática do mesmo;
  • Conhecer a história do esporte e os atletas que nele se destacaram - a níveis Nacional e Internacional;
  • Projeção deste esporte nas Olimpíadas e Jogos Panamericanos nos últimos 10 anos;
  • Medidas de segurança para prática do esporte.

Em grupo

Iatismo, Futebol, Vôlei, Handball, Basquete, Remo

  • Escolher um esporte (por Grupo ou por Equipe);
  • Praticá-lo até dominarem o assunto;
  • Saber as regras e ser capaz de transmiti-las a outras pessoas;
  • Conhecer e saber o equipamento necessário para a prática do mesmo;
  • Conhecer a história do esporte e os atletas que nele se destacaram - a níveis Nacional e Internacional;
  • Projeção deste esporte nas Olimpíadas e Jogos Pan-americanos nos últimos 10 anos;
  • Medidas de segurança para prática do esporte.

Excursionismo

  • Fazer uma caminhada de 29 minutos sem interrupção;
  • Conhecer sinais convencionais de estradas;
  • Andar um percurso de: 100/150 M em aclive;
  • Participar de 2 excursões em grupo (cidade e campo);
  • Saber 4 Sinais de Pista;
  • Saber com que roupas deve-se fazer uma caminhada;
  • Saber que tipo de alimentação deve levar.

Entretenimento

  • Saber 8 jogos - de Correr e de Observação;
  • Saber 3 músicas - com Dança e com Mímica;
  • Saber fazer máscaras de papel;
  • Saber contar uma história - com começo e fim;
  • Saber utilizar e guardar: papéis, hidrocores, tinta guache e plástica, cola, tesoura, fita crepe, barbante.

SAÚDE

Desenvolvimento Biológico. Saúde do corpo e da mente.

Corpo e Higiene

  • Saber tomar banho sozinho - lavar os cabelos e penteá-los;
  • Saber limpar o nariz, ouvidos e unhas;
  • Saber escovar os dentes;
  • Saber usar o vaso sanitário e fazer higiene corporal;
  • Saber cuidar da sua roupa: lavar meias e roupa íntima;
  • Saber lavar: pratos, talheres, xícaras ou canecas.

Primeiros Socorros

  • Saber para que servem: analgésicos, mercúrio cromo, água oxigenada, álcool, antisséptico, band-aid, gaze;
  • Conhecer e saber usar: algodão, esparadrapo, cotonetes, tesouras, pinça;
  • Saber limpar e tratar um corte superficial e um arranhão;
  • Saber arrumar a Caixa de Primeiros Socorros;
  • Saber o telefone do médico da família;
  • Saber o seu tipo sanguíneo.

NATUREZA

Desenvolvimento Social. Saúde e amor pela Natureza.

Ecologia

  • Saber usar vassoura, tirar pó de móveis e objetos, recolher lixo;
  • Saber regar plantas e arejá-las;
  • Saber limpar, purificar e conservar: alimentos, objetos pessoais, quarto de dormir;
  • Saber cuidar de um animal doméstico: alimentação, vacinas, banho;
  • Visitar uma reserva Ecológica da sua cidade ou Estado;
  • Saber dos cuidados com as árvores e as matas;
  • Saber o nome de uma planta e como cuidar dela.

Amigos dos Animais

  • Preparar um álbum com gravura de animais da sua Região Geográfica;
  • Visitar um zoológico e fazer um cartaz com animais que habitam o solo e a água;
  • Saber os nomes de 3 animais que fornecem alimentos ao homem e 3 que são nocivos ao homem;
  • Observar os hábitos de um animal doméstico e contar para o Grupo;
  • Saber cuidar de um animal doméstico: alimentação, vacinas, banhos.

Amigos das Plantas

  • Saber usar vassoura, tirar pó de móveis e objetos, recolher lixo;
  • Saber regar plantas e arejá-las;
  • Saber limpar, purificar e conservar: alimentos, objetos pessoais, quarto de dormir;
  • Saber cuidar de um animal doméstico: alimentação, vacinas, banho;
  • Visitar uma reserva Ecológica da sua cidade ou Estado;
  • Saber dos cuidados: para com as árvores e as matas;
  • Saber o nome de uma planta e como cuidar dela.

Jardinagem

  • Saber preparar a terra para um vaso ou terrário;
  • Plantar uma muda ou semente;
  • Cuidar até a germinação;
  • Saber colher flores ou plantas ornamentais;
  • Saber arrumar um com plantas.

Horticultura

  • Saber os tipos de hortaliças da sua Região e valores nutritivos;
  • Comer hortaliças nas refeições durante um mês;
  • Visitar uma horta e saber como são cultivados verduras e legumes;
  • Visitar um feira ou mercado e saber os tipos de produtos comercializados.

Acantonamento

  • Saber arrumar a mochila;
  • Saber preparar o colchão (sleeping)) para dormir;
  • Saber que tipo de material deve levar e como cuidar do seu material no Acantonamento;
  • Saber trocar pilha da lanterna e como utilizar;
  • Saber arrumar uma mesa para refeição no campo - com proteção dos alimentos;
  • Saber utilizar as fossas - lixo, água;
  • Saber lavar e cortar legumes, frutas;
  • Saber conservar água purificada;
  • Saber 4 Nós e 5 Sinais de Pistas;
  • Saber conhecer e participar de um Fogo de Conselho;
  • Acantonar, no mínimo, 4 vezes;
  • Marcar todo o material pessoal com nome, número, Núcleo.

COMUNIDADE

Desenvolvimento Social, Político e Econômico.

Cidadania

  • Conhecer sua comunidade e saber onde fica: Igreja, Hospitais, Posto de Saúde, Prefeitura, Áreas de Lazer, Parques, Supermercados, Monumentos;
  • Saber usar telefones públicos e as caixa de coleta dos Correios;
  • Saber a data de aniversário de fundação da cidade e o nome do fundador;
  • Conhecer a Bandeira Nacional - cores significados, formas - saber desenhá-la;
  • Saber como zelar (cuidados) o Patrimônio Público - parques, jardins, monumentos;
  • Conhecer sinais de trânsito e observá-los;
  • Saber o Hino da sua cidade e Hino Nacional.

Bandeirantismo Internacional

  • Conhecer dados sobre Lord e Lady Baden Powell. Onde nasceram, onde morreram, data do casamento e quando fundaram o Escotismo e Bandeirantismo;
  • Saber qual país de origem do Movimento Bandeirante;
  • Saber o nome dos 4 Centros Mundiais;
  • Conhecer o Broche e a Bandeira Mundial;
  • Saber a data do Dia do Pensamento e sua história;
  • Saber dizer o Lema Bandeirante em inglês e em espanhol;
  • Saber a Canção Mundial;
  • Saber o nome de 5 Países que existem Bandeirantismo e como chamam as Bandeirantes lá.

Bandeirantismo Nacional

  • Conhecer dados da história do MB no seu Estado;
  • Saber a data de fundação do MB no Brasil;
  • Conhecer os modelos dos Uniformes da FBB desde a fundação;
  • Saber quem foi Jerônyma Mesquita;
  • Conhecer o Broche da Promessa e da Amizade;
  • Saber onde fica a FBB;
  • Saber o nome de 5 outros Estados onde existem o Bandeirantismo.

Cortesia

  • Saber atender o telefone - anotar recados e transmiti-los;
  • Saber cumprimentar pessoas;
  • Saber receber uma visita em cada;
  • Saber apresentar uma pessoa a outra;
  • Saber se dirigir às pessoas sem gritar;
  • Saber como usar as expressões: por favor, obrigada, com licença etc.

Urbanismo

  • Conhecer o seu bairro:
    • Rua principal;
    • Igrejas;
    • Praças e Jardins;
    • Monumentos;
    • Áreas de Lazer;
  • Saber reconhecer diferentes tipos de edificações - prédios, casas, quiosques, torres, anfiteatro, pátios etc.

Pesquisa

  • Escolher um tema e fazer uma pesquisa de informações e apresentar um álbum ilustrado com:
    • Nome do Tema;
    • Porque escolheu;
    • Informações sobre o assunto;
    • Curiosidades;
    • Depoimentos;
    • Atividades de pesquisa;
    • Conclusão.
  • Saber reconhecer diferentes tipos de edificações - prédios, casas, quiosques, torres, anfiteatro, pátios etc.

COMUNICAÇÃO

Áudio Visual

  • Saber ligar e desligar: gravador, toca-discos, trocar fita e disco, televisão e vídeo;
  • Saber bater uma fotografia;
  • Saber fazer um cartaz: com desenho e com colagem;
  • Saber usar caneta pilot, tintas, pincéis, réguas e letras.

Colecionismo

  • Fazer um coleção observando:
    • Como Organizar;
    • Como Conservar;
    • Como Expor;
    • Como atualizar;
  • Apresentar ao Grupo quando a coleção estiver pronta com, no mínimo, 50 peças.

Secretaria

  • Ser Secretário/a da Equipe durante um mês;
  • Aprender a receber e transmitir recados;
  • Organizar mural de Equipe;
  • Ter uma agenda de anotações e os nomes e telefones dos componentes da Equipe;
  • Saber dar um aviso por telefone.

ARTE

Dança

  • Saber dançar músicas com expressão corporal com gestos corretos;
  • Saber dançar quadrilha;
  • Saber dançar um ritmo atual;
  • Saber dançar uma dança folclórica do seu Estado;
  • Saber os nomes de 2 ou mais academias de dança.

Literatura

  • Conhecer e ler dois autores de livros infantis, brasileiros;
  • Saber contar uma história que tenha lido;
  • Criar uma história e apresentá-la para o Grupo - tema qualquer;
  • Criar um personagem e falar sobre ele: desenhá-lo, descrevê-lo, criar uma história com ele.

Pintura

  • Conhecer e técnicas de pintura: com tintas, lápis cera, pilot;
  • Saber usar e conservar material;
  • Elaborar três trabalhos com cada técnica com temas: natureza, comunidade, Bandeirantismo;
  • Visitar uma exposição de pintura;
  • Saber fazer tintas utilizando vegetais.

Teatro

  • Participar de uma dramatização;
  • Contar história para o Grupo imitando os personagens;
  • Saber confeccionar máscaras de papel e um fantoche;
  • Assistir a uma peça infantil, ou circo e comentar.

Instrumento musical

  • Tocar um instrumento musical;
  • Conhecer a origem do instrumento;
  • Tocar no mínimo 3 músicas diferentes;
  • Contribuir com sua arte para a vida da Ciranda.

ARTESANATO

Tricô

  • Saber colocar as malhas na agulha;
  • Saber fazer um arremate;
  • Fazer uma peça simples.

Bordado

  • Saber enfiar linha na agulha e usar tesoura;
  • Saber executar 2 pontos de bordados;
  • Bordar uma toalha de bandeja.

Decoração

  • Saber arrumar o canto da Equipe;
  • Saber arrumar sua cama e seus brinquedos;
  • Saber fazer um enfeite para o Natal e para a Páscoa;
  • Saber arrumar flores num vaso;
  • Saber arrumar livros na prateleira;
  • Saber limpar seus objetos decorativos;
  • Saber limpar mesas e cadeiras.

Crochê

  • Saber fazer uma correntinha;
  • Saber fazer ponto baixo;
  • Fazer uma peça simples.

Brinquedos

  • Fazer dobraduras de papel: chapéu, barco, copinho, etc;
  • Fazer um brinquedo;
  • Consertar um brinquedo e torná-lo novo (lavar, pintar, etc.);
  • Conservar, guardar e limpar seus brinquedos.

ECONOMIA DOMÉSTICA

Corte e Custura

  • Saber enfiar linha na agulha e usar uma tesoura;
  • Saber pregar um botão;
  • Organizar a caixinha de costura da Equipe;
  • Saber cortar e costurar um tecido no outro;
  • Fazer a bainha do seu Lenço Bandeirante.

Culinária

  • Saber lavar frutas e legumes;
  • Saber fazer uma salada de frutas;
  • Saber servir o seu prato;
  • Saber por uma mesa para refeição;
  • Saber enfeitar um prato de salada;
  • Saber descascar ovo e batata cozida sem usar faca;
  • Saber preparar ingredientes para uma vitamina no liquidificador ou à mão;
  • Fazer um sanduíche.

Doces

  • Saber abrir forminhas, cortar papel, enrolar balas e decorar um prato de doces;
  • Saber fazer um sorvete;
  • Saber mexer a massa de bolo e untar uma forma;
  • Cortar e servir uma fatia de bolo.

Cuidados com a Casa

  • Arrumar sua cama diariamente;
  • Conservar o guarda-roupas constantemente arrumado;
  • Engraxar sapato;
  • Colher flores e ornamentar vasos em casa;
  • Organizar e zelar pela arrumação da Equipe.

Cuidados com a Roupa

  • Saber lavar um par de meias;
  • Saber lavar calcinhas ou cuecas;
  • Saber lavar camisetas;
  • Saber lavar um pano de prato.

Ciranda

5 a 9 anos

B1

9 a 12 anos

B2

12 a 15 anos

Guia

15 a 21 anos

Dirigente

+ 21 anos

Clã do trevo