Guia - 15 a 21 anos

Especialidades

ESPORTE

Desenvolvimento Físico, Biológico e Social. Saúde do corpo, da mente.

Recreação

  • Saber e aplicar no Clã ou em outro Grupo Bandeirante no mínimo 8 jogos de diferentes modalidades: correr, observação, jogos de salão, etc. Explicar a finalidade de cada jogo;
  • Saber e aplicar no Clã ou em outro Grupo Bandeirante no mínimo 5 músicas, com danças e mímicas;
  • Saber e ensinar ao Clã ou a outro Grupo Bandeirante: técnicas de pintura, modelagem, colagem, origami;
  • Saber fazer máscaras e demonstrar: personagens e animais utilizando modelagem em papel e massa (fantoche, papel machê, pano, etc.).

Individual

Atletismo, Natação, Ciclismo, Hipismo, Pesca, Ginástica Olímpica, Esqui Aquático, Remo, Alpinismo, Canoagem, Corridas, Surfe, Body Board, Wind Surf, etc.

  • Para os guias que são desportistas ou que já praticam um esporte:
    • Trazer uma declaração atestando que são aptos;
    • Apresentar para o Grupo fotos e notícias sobre o esporte que pratica e dar uma explicação sobre a história do esporte, sua prática no Brasil e atletas que se destacaram no mesmo e como é a sua prática neste esporte.
  • Para os Guias que desejam tirar especialidade em um ou outro esporte:
    • Observar a recomendação da orientação especializada;
    • Aprender e saber explicar as regras básicas do esporte;
    • Conhecer e saber usar os equipamentos adequados;
    • Experimentar e demonstrar a prática de forma correta;
    • Saber as medidas de segurança na prática do esporte;
    • Conhecer a história do esporte, sua prática no Brasil e atletas que se destacaram no mesmo.

Em grupo

Iatismo, Futebol, Vôlei, Basquete, Handball, Ping-Pong, Tênis, etc.

  • Para os guias que são desportistas ou que já praticam um esporte:
    • Trazer uma declaração atestando que são aptos;
    • Apresentar para o Grupo fotos e notícias sobre o esporte que pratica e da uma explicação sobre a história do esporte, sua prática no Brasil e atletas que se destacaram no mesmo e como é a sua prática neste esporte.
  • Para os Guias que desejam tirar especialidade em um ou outro esporte:
    • Observar a recomendação da orientação especializada;
    • Aprender e saber explicar as regras básicas do esporte;
    • Conhecer e saber usar os equipamentos adequados;
    • Experimentar e demonstrar a prática de forma correta;
    • Saber as medidas de segurança na prática do esporte;
    • Conhecer a história do esporte, sua prática no Brasil e atletas que se destacaram no mesmo.

Excursionismo

  • Ter conhecimentos de Primeiros socorros;
  • Conhecer regras do bem caminhar;
  • Saber os sinais de pista Bandeirante;
  • Fazer uma caminhada de 5 quilômetros com uma mochila (com peso de 5 Kg, nas costas, na cidade ou campo);
  • Conhecer os sinais convencionais de estradas;
  • Saber na sua cidade quais as áreas mais utilizadas e seguras para prática deste esporte;
  • Participar de duas excursões com caminhadas (com o Clã ou outro Grupo);
  • Caminhar um percurso de 1.000m em aclive;
  • Participar de um bivaque (atividade que só dispõe de recursos naturais do local);
  • Saber montar uma tenda para abrigo (de folhas ou lonas);
  • Saber regras e medidas de segurança e proteção: animais, insetos;
  • Saber fazer um mapa com pontos de referência e usando a bússola;
  • Saber quais os materiais adequados a um excursionista (pesos e medidas) e como acondicioná-los na mochila;
  • Saber os tipos de alimentos adequados ao excursionista e como preparálos.

Montanhismo

Esta especialidade também deve ser tirada com um especialista, que de acordo com a realidade do local, fará um programa para pontuar outros requisitos de preparação e para prática do esporte e aquisição da mesma. Rigorosamente o Guia ou Equipe, no MB, só deverá sair para uma escalada se acompanhada por um especialista.

  • Conhecer sua saúde e os seus limites físicos – apresentar atestado de que pode praticar este esporte;
  • Ter habilidades em Campismo e experiência em excursionismo: caminhada e bivaque;
  • Ter conhecimentos de Primeiros Socorros;
  • Saber regras e medidas de segurança deste esporte: atitudes e roupas adequadas;
  • Saber usar o equipamento apropriado;
  • Fazer uma caminhada de 5 km em uma área em aclive com mochila, roupas e equipamento adequado (observando pesos e medidas);
  • Saber usar corda e os diferentes nós na prática do montanhismo;
  • Saber como proceder em casos de emergência: acidentes, desmaios, incêndio, contato com animais, etc.;
  • Saber quais áreas na sua cidade ou estado são adequadas e seguras para a prática de montanhismo;
  • Demonstrar habilidades em locais apropriados e com segurança;
  • Saber montar uma tenda para abrigo (de folhas ou lonas);
  • Saber regras e medidas de segurança e proteção: animais, insetos;
  • Saber fazer um mapa com pontos de referência e usando a bússola;
  • Saber os tipos de alimentos adequados e como prepará-los.

SAÚDE

Desenvolvimento Biológico. Saúde do corpo e da mente.

Corpo e Higiene

  • Conhecer seu corpo e suas limitações físicas e de saúde;
  • Cuidar e ter uma aparência saudável: saúde, corpo e vestuário;
  • Conhecer e explicar criativamente para o Clã ou outro Grupo Bandeirante como se adquire, quais as causas e conseqüências da doença, como evitar, se existem e quais as vacinas para prevenção:
    • DST I AIDS
    • Drogas
    • Gravidez precoce
    • Verminose, micoses
    • Dengue
    • Febre amarela
    • Outras doenças ou epidemias que ocorrem no estado.
  • Saber higienizar banheiros e lavatórios;
  • Saber lavar e conservar alimentos para a sua utilização;
  • Saber métodos de purificação de água;
  • Saber e ensinar técnicas de relaxamento e exercícios respiratórios;
  • Saber e ensinar exercícios de alongamento;
  • Saber lavar e passar peças de seu vestuário (sem uso de máquina de lavar).

Primeiros Socorros

Para esta Especialidade usar consultoria de profissionais da Área de Saúde.

  • Saber quais são os medicamentos e equipamentos essenciais para Primeiros Socorros;
  • Saber a utilidade, como usar e como guardar os medicamentos e equipamentos;
  • Organizar uma Caixa de Primeiros Socorros;
  • Saber como cuidar de ferimentos leves, cortes e arranhões;
  • Saber como cuidar de picadas de insetos;
  • Saber como é possível socorrer pessoas acidentadas: com fraturas e traumatismos;
  • Saber como cuidar de queimaduras;
  • Saber usar termômetro para medir a temperatura do corpo;
  • Saber como fazer o soro caseiro e como aplicá-lo;
  • Saber como socorrer pessoa com engasgo;
  • Saber quais as providências a serem tomadas em caso de emergência: circuito elétrico, vazamento de gás, incêndio;
  • Saber os telefones de utilidade pública: Polícia, Corpo de Bombeiros, Pronto Socorro de Emergência, Cia. de Luz e Gás;
  • Saber fazer um curativo, uma atadura para imobilização;
  • Saber improvisar uma maca.

Sanitarismo

  • Saber realizar dois métodos caseiros de purificação de água: fervura, filtragem, uso de produtos químicos, etc.;
  • Saber consertar o vazamento de uma torneira e saber como economizar água;
  • Saber quais as doenças provocadas por água contaminada e lixo;
  • Conhecer focos de contaminação e métodos de combate ao lixo, águas paradas, valas, águas contaminadas por esgoto e como evitá-Ias;
  • Saber recolher e acondicionar lixo orgânico e inorgânico e usar ou ensinar esta prática em casa;
  • Saber conservar alimentos perecíveis e reconhecer alimentos estragados;
  • Participar de campanhas de saúde, vacinação e conscientização da comunidade, etc.;
  • Conhecer órgãos públicos de defesa sanitária e como entrar em contato com eles;
  • Saber fazer fossas para lixo e água;
  • Saber como lavar caixa d'água e filtro doméstico e ensinar ao Grupo como fazer;
  • Saber fazer uma fossa para água/gordura e lixo;
  • Fazer um mapa da comunidade indicando locais que são depósitos de lixo, que têm água parada, esgoto aberto e discutir com a equipe que providências podem tomar;
  • Organizar um mural na Sede sobre método de purificação de água e as doenças provocadas por água contaminada.

Salvamento Aquático

  • Saber nadar;
  • Ter resistência no nado na média de distância (30 a 50 metros);
  • Saber tirar e colocar a roupa dentro da água;
  • Saber as técnicas para retirar uma pessoa de dentro da água;
  • Saber como pegar uma pessoa que está se afogando;
  • Saber fazer respiração artificial;
  • Saber mergulhar e apanhar objetos a pelo menos três metros de profundidade;
  • Saber reconhecer sinais e locais de águas perigosas, mar impróprio, correntezas cachoeiras, rios, etc.;
  • Saber fazer o nó Lais de Guia e utilizar corda no salvamento.

Salvamento de fogo

  • Saber identificar sinais de perigo de incêndio: curto circuito, fogo aceso em locais de risco, acondicionamento de líquidos inflamáveis, etc.;
  • Saber utilizar diferentes extintores de incêndio;
  • ou como apagar fogo caso não haja extintores por perto;
  • Saber tomar precauções de incêndio em lugares públicos;
  • Saber evitar incêndios tomando precauções contra curto-circuito, escapamento de gás, velas, fósforos, álcool etc.;
  • Saber como socorrer uma pessoa asfixiada por fumaça ou gás;
  • Saber as condições de vulnerabilidade das matas com relação a incêndio;
  • Saber o que fazer com uma pessoa que sofre de queimaduras por fogo: como cuidá-Ia e quais providências de emergência a serem tomadas.

NATUREZA

Desenvolvimento Social. Saúde e amor pela Natureza.

Ecologia

Escolher um Tema sobre os Recursos Naturais: Água, Fauna ou Flora, Ar e Terra.

  • Elaborar um trabalho: individual ou em equipe (resultante de uma visita, entrevista, pesquisa, filme, etc.) com as seguintes partes:
    • A Importância deste recurso para a vida;
    • Um breve diagnóstico sobre situação atual do Planeta frente a este recurso;
    • Sua opinião como Cidadão: fatores que geram a situação atual e fatores que poderiam reverter a situação atual para uma melhor;
    • Informações sobre trabalhos do Governo e de uma ONG neste setor;
    • Legislação Ambiental nesta área;
    • Uma chamada para a mudança de comportamento para proteção e preservação.
  • Apresentar o trabalho utilizando um meio de expressão e com muita criatividade:
    • Um jogral;
    • Uma peça de teatro ou de bonecos;
    • Uma brochura, folder, para distribuir no Núcleo ou no bairro;
    • Uma página na Internet para divulgar para outras Regiões.
  • Obs: As informações, os dados e a redação devem estar corretos e ser revisados.

Observador/a de Animais

  • Saber quais os animais que habitam a sua Região e quais os que sofrem perigo de extinção e os motivos;
  • Visitar uma Reserva Ecológica, zoológico e/ou parques onde possa estar em contato com os animais que habitam sua região e em outras regiões e observar como vivem e como são tratados;
  • Escolher um animal, observá-lo e descrever seus movimentos: quando comem, como reagem em confronto com as pessoas, como dormem, com o que e como se irritam, etc.;
  • Identificar os animais nocivos ao homem, como se proteger e eliminá-los de seu convívio sem provocar depredação ao meio ambiente;
  • Conhecer e informar ao Clã um trabalho de uma ONG ou do Governo que trate da preservação ou resgate de uma espécie que estava ameaçada de extinção (fauna selvagem, marinha, aves, etc.).

Observador/a de Plantas

  • Saber identificar 5 árvores consideradas patrimônio ecológico ou que estão em áreas tombadas como patrimônio da cidade: quando foram plantadas, quando florescem, fruto e semente, tempo de crescimento, se há multiplicação da espécie, etc. Fotografar ou desenhar a árvore;
  • Conhecer o jardim ou parque mais famoso da cidade e sua história;
  • Pesquisar e documentar: como era a arborização da cidade e o que mudou com o seu crescimento e modernidade;
  • avenidas, beira-mar, ruas, parques, etc.;
  • Saber quais as áreas verdes da sua cidade tombadas como patrimônio ecológico;
  • Conhecer ervas medicinais de sua Região e preparar um caderno com nome, função, desenho, foto ou colagem da planta, modo de preparo para fins medicinais, contra-indicações, etc.;
  • Fazer uma peça decorativa utilizando folhas secas e materiais reciclados.

Campismo

  • Acampar com o Clã;
  • Saber fazer os Nós: Volta do Fiel, Nó Direito, Lais de Guia, Nó de Emenda e outros;
  • Saber fazer amarras: redonda, paralela, quadrada e outras;
  • Saber fazer as seguintes armações de campo: fogão natural, mesa, tripés, mastro, banco, pia, tia (salomé), fossas e armário para alimentos;
  • Saber montar 2 tipos diferentes de barracas, como cuidar delas, consertar, dobrar, e utilizar em campo;
  • Saber preparar fogueira, acender fogo e tomar todos os cuidados necessários com o fogo no campo;
  • Saber identificar uma área boa para acampar: solo, plantas, arborização, água, segurança, locais de abastecimento etc.;
  • Saber fazer uma fossa para separar lixo orgânico e inorgânico e utilizar as fossas;
  • Saber preparar, cortar, limpar e preparar: frango, carne, legumes e verduras, fritar e cozer um ovo, macarrão, arroz;
  • preparar sopa substancial e saber conservar carne, manteiga, queijo, ovos;
  • Saber planejar a alimentação de um acampamento: alimentos adequados e fáceis de preparar, pesos e quantidade por pessoa;
  • Saber se orientar com bússola, através de mapas, através de acidentes geográficos e através das estrelas ou outras referências do local;
  • Saber identificar alimentos estragados (carne, leite, ovos, enlatados etc.);
  • Saber que materiais individuais e de Grupo devem ser levados para o acampamento;
  • Saber arrumar a mochila, dobrar roupas, empacotar seus pertences, marcá-los e conservá-los durante o uso;
  • Conhecer regras básicas de segurança em acampamentos;
  • Saber trocar a camisa do lampião e conhecer os cuidados necessários com o manuseio de utilitários e gás;
  • Saber limpar e conservar ferramentas utilizadas no campo.

Horticultura

  • Saber os tipos de hortaliças de sua Região e valores nutritivos;
  • Experimentar tipos de hortaliças que não tem o hábito de comer na alimentação diária e explicar o seu valor nutritivo;
  • Saber fazer o plantio de uma horta de quintal ou caseira: preparar a terra em quintal ou em pequenos canteiros em recipientes;
  • Saber usar métodos de adubagem e fertilizantes naturais;
  • Saber separar sementes, fazer mudas, plantá-Ias;
  • Saber combater pragas, formigas, lagartas etc.;
  • Saber utilizar as ferramentas de plantio com os devidos cuidados;
  • Conhecer e saber usar na sua totalidade os legumes e verduras, porquê são importantes para a alimentação e conhecer receitas para prepará-los;
  • Saber escolher frutas e legumes: qualidade, se estão verdes ou maduros, se estão velhos ou novos, se estão bons ou estragados.

Jardinagem

  • Saber preparar a terra para plantio de um jardim ou horta;
  • Visitar o jardim mais famoso ou importante da sua cidade e descrever as variações das espécies plantadas e o desenho paisagístico. Autoria do projeto e responsáveis pela manutenção;
  • Saber separar sementes, plantá-Ias e cuidar de plantas;
  • Saber colher flores ou plantas ornamentais sem depredar o meio ambiente;
  • Saber arrumar um vaso com plantas e flores;
  • Saber métodos de adubagem e fertilizantes naturais;
  • Saber quais são as plantas ornamentais comuns em sua Região;
  • Saber combater pragas, formigas, lagartas etc.;
  • Saber utilizar as ferramentas de plantio com os devidos cuidados;
  • Saber fazer novas mudas de pelo menos 3 tipos de plantas;
  • Saber quais são as épocas de plantio, adubação e colheita de pelo menos 5 tipos de plantas destinadas à alimentação.

Astronomia

  • Reconhecer no céu 6 constelações;
  • Diferenciar no céu um planeta e uma estrela;
  • Reconhecer as fases da lua e a relação com as marés;
  • Saber quais as constelações que fazem parte da Bandeira Nacional e desenhá-las;
  • Saber o nome de 10 estrelas;
  • Saber orientar-se pelo céu à noite;
  • Participar de uma atividade de observação das estrelas;
  • Participar de uma Vigília, Fogo de Conselho ou Serão em um acampamento;
  • Ensinar a outro/a Bandeirante a reconhecer as estrelas no céu;
  • Visitar um planetário.

Observador/a do Tempo

  • Saber verificar a direção do vento, construir uma biruta e um cata-vento;
  • Visitar um observatório ou posto meteorológico;
  • Fazer observações do tempo durante duas semanas, anotando os fenômenos, as previsões, variações (máxima e mínima de cada semana), temperatura média, etc.;
  • Saber como se observa a umidade do ar e a temperatura, tipos de nuvens;
  • Saber quais as quatro estações do ano, quais as épocas e quais as variações em termos de temperatura, chuvas e umidade do ar que elas provocam nas regiões geográficas do Brasil;
  • Saber fazer a previsão do tempo baseado na observação;
  • Saber sobre catástrofes naturais: porque acontecem e como se formam: furacões, tufões, ressacas, enchentes, tremores e quais as regiões do planeta mais vulneráveis.

COMUNIDADE

Desenvolvimento Social, Político e Econômico.

Alfabetização

  • Ajudar por um mês uma criança ou um jovem nas dificuldades de suas tarefas escolares (mesmo ao tirar a especialidade, se necessário e possível continuar a ajuda);
  • Ler e contar histórias para crianças;
  • Exercitar nas crianças a expressão do pensamento através da leitura de livros infantis;
  • Conhecer um método de alfabetização e ajudar uma criança jovem ou um adulto a se alfabetizar.

Cidadania

  • Saber dar informações úteis e como acionar Órgãos e serviços de atendimento à população e aos jovens:
    • Juizado de causas especiais;
    • Conselho dos Direitos da Criança e do Adolescente;
    • Instituições que atuam com prevenção e tratamentos: de usuários de Drogas, Gravidez Precoce, DST/AIDS;
    • Proteção ao Consumidor;
    • Como e onde tirar RG, CIC, Carteira Trabalho, Título Eleitor.
  • Saber como acionar judicialmente a conquista de seus Direitos na Justiça de causas especiais;
  • Conhecer no Estatuto da Criança e do Adolescente seus Direitos e Deveres como cidadão: educação, saúde, segurança, penalidades e preparar uma apresentação para o Clã ou para um Grupo de B2;
  • Observar de que maneira sua Comunidade local está envolvida ou comprometida com as questões do mundo em geral, ou afetada por este. Fazer um painel de exibição das suas conclusões para apresentar e expor no Núcleo (por ex: como tratam os idosos, pessoas portadoras de deficiência, meio ambiente, segurança, lazer, etc.);
  • Preparar um debate com o Clã ou um Grupo escolhendo um Tema que afeta os jovens e como descobrir maneiras para solucioná-lo e ajudar a população jovem;
  • Saber de um projeto realizado pelos Governantes que trouxe benefícios ou resolveu problemas da Comunidade (Prefeitos, Vereadores, Governo do Estado, Deputados Estaduais Municipais, Senado e Presidência da República);
  • Participar de uma atividade comunitária com seu Grupo ou Núcleo.

Bandeirantismo Internacional

  • Entender e saber explicar o que significa pertencer a um movimento Mundial;
  • Aprender sobre a Associação Mundial das Bandeirantes, sua História patrimônio, Conferências e atividades atuais;
  • Visitar o Site da WAGGGS e informar-se sobre o MB em 5 países de diferentes continentes e fazer uma comparação com a FBB: Organização, Uniforme, Programas, Efetivo, etc.;
  • Planejar e realizar uma Cerimônia de DIA DO PENSAMENTO a fim de ajudar os outros a compreenderem o real significado e o motivo pelo qual se comemora este Dia;
  • Planejar uma atividade criativa e rápida para arrecadar Fundo para o Dia do Pensamento (propor ao Clã ou Núcleo);
  • Informar-se melhor sobre os Centros Mundiais e da relação da WAGGGS com as Nações Unidas;
  • Conhecer 2 Projetos realizados por Núcleos ou Grupos da FBB nas Áreas Educativas propostas pela a WAGGGS: Educação e Cultura, Paz, Cidadania, Saúde. Meio Ambiente, Alimentação e Nutrição;
  • Ampliar sua Participação na Caixa de Correspondência;
  • Montar uma Exposição mostrando como será o Mundo do Futuro se alguns dos problemas globais não forem solucionados rapidamente por exemplo: desnutrição, superpopulação, poluição e de que forma a ação Bandeirante pode ajudar a melhorar estas questões.

Bandeirantismo Nacional

  • Conhecer a história e símbolos do seu Estado e do seu Núcleo;
  • Conhecer a história do Movimento Bandeirante em 2 outros Estados, quais atividades realizam, em quais cidades existem, quais os nomes dos Núcleos, etc.;
  • Participar da Caixa de Correspondência, tendo um correspondente Bandeirante em outro estado do Brasil;
  • Saber como é organizado o Movimento Bandeirante no Brasil, os nomes e cargos dos membros do Conselho Nacional e do seu Estado. Como funciona a sede Nacional e Estadual e suas equipes de trabalho;
  • Saber dos principais projetos da FBB realizados na última década;
  • Conhecer Projetos do Ramo Guia realizados em outras décadas e que foram uma forte sustentação deste Ramo: Campos de Trabalho, Intercâmbio de Guias, Intercâmbio entre jovens, Festivais de Arte Jovem. Descobrir Bandeirantes no Estado que participaram destes projetos e entrevistá-los;
  • Promover uma discussão com o Clã sobre Direitos, Responsabilidades e Sentimentos de se pertencer ao Movimento Bandeirante a partir de:
    • Resultados de Entrevistas com Bandeirantes de outras décadas e da época atual (jovens e adultos).
    • Sua opinião sobre pertencer o MB: onde e como o MB está lhe preparando para a vida: afetiva, profissional etc.
    • Sugerir uma ação eficiente para recrutar jovens para o Clã e como executá-Ia em tempo recorde.

Cortesia

  • Compreender a importância da Cortesia nas relações interpessoais;
  • Saber pôr uma mesa posicionando corretamente: posição de pratos, copos, taças, talheres, guardanapos etc.;
  • Saber preparar de forma decorativa uma bandeja de frios, doces ou salgados;
  • Saber atender com educação principalmente no trato com pessoas mais velhas, idosos (como se dirigir a estas pessoas, ceder a vez, oferecer ajuda, etc.);
  • Saber como se dirigir a pessoas que ocupam distintos postos hierárquicos e autoridades: Governador, Clero, Diretores, Juízes, Presidente de seu Núcleo, do Estado, da FBB, etc.;
  • Saber orientar as pessoas no seu bairro;
  • localização, transporte, etc.;
  • Saber atender ao telefone, anotar recados e transmiti-los;
  • Saber cumprimentar as pessoas e utilizar regras de convivência (dar "bom dia", dizer "com licença", "por favor", etc.), em sua vida cotidiana;
  • Saber apresentar uma pessoa a outra;
  • Saber como se escreve um telegrama de condolências, de aniversário, de casamento, pedindo desculpas por não poder comparecer a alguma festividade, etc.;
  • Ter um caderno de endereço e datas de aniversários dos seus amigos, parentes e companheiros de Grupo;
  • Se comunicar com os Bandeirantes que você conhece no Dia do Pensamento, em seus aniversários e datas festivas como Natal, Ano Novo, etc.;
  • Saber receber as pessoas em sua casa (como convidá-Ias, como recebê- Ias e como agradecer) receber a equipe em casa para demonstrar o resultado do seu aprendizado, ou assumir a responsabilidade de receber pessoas no Núcleo (evento, ou por um tempo determinado).

Urbanismo

  • Fazer uma pesquisa sobre a evolução urbana da sua cidade e apresentar seu ponto de vista sobre o progresso em um mural:
    • Estilos Arquitetônicos
    • Paisagismo
    • Modernidade
    • Transporte
    • Turismo
    • Marcos que contam e retratam a História e a vida de sua cidade
  • Saber como funciona os sistemas de água, gás, lixo e esgoto da sua cidade (tipo, tratamento, manutenção, etc.);
  • Fazer uma análise crítica construtiva pelo conhecimento e observação das necessidades da cidade com relação à conservação e urbanização, prestação de serviços e atendimento e apresentar.

Pesquisa

  • Aprender a utilizar técnicas para levantamento de dados: entrevista, depoimentos, consulta de livros, de vídeos, de fitas, de jornais, de revistas, redação, levantamento histórico de datas e nomes, levantamento de bibliografia, catalogação de livros, etc.;
  • Saber elaborar perguntas-chaves para pesquisa;
  • Escolher um assunto de interesse do Clã, ou de um projeto que o Clã ou equipe está realizando, fazer uma pesquisa e apresentar com as seguintes informações necessárias para subsidiar o Clã no Projeto:
    • Nome do tema
    • Porque o escolheu
    • Informações coletadas, conteúdo da pesquisa
    • Aplicação da pesquisa
    • Recursos utilizados e bibliografia
  • Escolher um tema relacionado ao Bandeirantismo e fazer uma pesquisa completa com um relatório final e apresentar ao Grupo e encaminhá-lo para o acervo do Núcleo, Ex: Músicas Bandeirantes, Jogos através dos tempos, Uniformes, Nomenclatura, etc.

COMUNICAÇÃO

Desenvolvimento Social e Cultural.

Áudio Visual

  • Saber utilizar corretamente equipamentos eletrônicos que estiverem ao seu alcance: observar voltagens, ligar, desligar, utilizar e conservar: gravador, toca-discos, CD-ROM, computador, laptop, TV, vídeo cassete, DVD, projetor de slides, filmadora, retroprojetor, máquina fotográfica;
  • Saber como se liga os fios de antena e elétricos de: rádio, TV, vídeo, aparelhos de som, etc.;
  • Conhecer métodos para se tirar boas fotografias e para filmar bem e ajudar a fazer o acervo audiovisual de uma atividade da Equipe, do Grupo e do Núcleo;
  • Saber catalogar, prendê-Ios e conservá-los; slides, fitas de vídeo e todo material de áudio visual da sua Equipe ou Grupo; como montar um álbum de gravuras e fotos;
  • Saber como trocar um filme de máquina fotográfica e de uma filmadora, trocar pilhas e baterias;
  • Fazer um cartaz utilizando o recurso disponível (desenho, computador, colagem etc.) sobre o Movimento Bandeirante com a mensagem “Venha Ser Bandeirante" para usar como promoção e captação de novos jovens para o Clã;
  • Saber usar: lápis, caneta hidrocor, tintas, pincéis, cola, tesoura, régua, etc., e como conservar estes materiais;
  • Saber fazer uma gravação de áudio;
  • Saber usar um microfone;
  • Gravar uma CD de Músicas Bandeirantes do seu Núcleo, Grupo ou Equipe, digitar as letras das músicas e doar este material para o acervo do Grupo;
  • Saber fazer um mural de bambu ou sisal;

Biblioteca

  • Organizar uma biblioteca em sua casa, separando seus livros por temas e fazer uma relação de todos eles;
  • Organizar a Biblioteca da Equipe, do Grupo ou do Núcleo por um mês (da mesma forma como exposto acima), ampliar o acervo com doações;
  • Saber como encapar um livro;
  • Saber o nome de 3 autores de livros infanto-juvenil ou outros de seu Estado e ler no mínimo um dos livros desses 3 autores;
  • Saber consultar um dicionário;
  • Conhecer e saber dar informações sobre a profissão de Bibliotecário: cursos, mercado de trabalho, regulamentação da profissão, salários, etc.;
  • Fazer uma campanha de livros, conseguir a doação de 30 livros e repassálos à Biblioteca Municipal através de uma iniciativa de sua Equipe ou Clã Bandeirante;
  • Saber fazer ficha de resumo dos livros com o nome dos autores, editora e data de edição;
  • Saber restaurar Livros;
  • Prestar serviço de leitura para crianças ou portadores de deficiência visual.

Colecionismo

  • Fazer uma coleção, ou apresentar uma Coleção de aproximadamente 40 peças observando: o motivo, regras de organização, origem das peças, exposição, atualização continua, conservação, cadastramento, história das peças, valor, etc.;
  • Visitar locais onde existam coleções expostas: Feiras filatélicas, Numismáticas, Feiras de Antiguidades, Museus, etc.;
  • Entrevistar um colecionador e apresentar as informações para a Equipe.

Datilografia / Digitação

  • Saber digitar no computador uma carta, um convite, um oficio, um trabalho com cinco páginas;
  • Estar apto a digitar 100 letras por minutos;
  • Saber diagramar uma carta em WORD, fazendo margem e tabulação;
  • Saber os diferentes tipos e tamanhos de papéis para trabalhos básicos;
  • Saber como limpar impressora e trocar cartuchos;
  • Saber usar a impressora no computador.

Intérprete

  • Saber falar e se comunicar em um outro idioma;
  • Saber atender e transmitir as solicitações de um estrangeiro;
  • Conhecer as principais expressões Bandeirantes em outro idioma;
  • Fazer uma pesquisa sobre um país que conheça o seu idioma abordando dados sócio-culturais e o Movimento Bandeirante nele;
  • Participar da Caixa de Correspondência Internacional com um Bandeirante do país que escolheu.

Jornalismo

  • Conhecer os jornais de sua cidade, fazer a leitura de uma mesma notícia em todos eles e comentar as distintas formas de abordagem;
  • Saber escrever uma história enfatizando fatos e descrevendo personagens;
  • Visitar um dos jornais da sua cidade (se possível) e fazer um relato da visita;
  • Fazer um jornalzinho para noticiar uma atividade feita pelo Grupo ou pelo Núcleo, com artigos diferentes; ou contribuir com o Jornal do Núcleo ou do Estado;
  • Fazer uma entrevista com uma personalidade Bandeirante do Núcleo ou Estado para publicar em um jornal mural no seu Núcleo, Grupo ou Equipe;
  • Adquirir informações sobre a profissão de jornalista; cursos, mercado de trabalho, ética, etc.;
  • Saber descrever um fato, investigando nomes, datas, conteúdos, porque aconteceram as coisas, etc.;
  • Fazer uma entrevista com uma pessoa que você julga importante ou interessante de seu bairro ou de sua cidade;
  • Conhecer as leis de liberdade de Imprensa e Ética no jornalismo.

Publicidade

  • Saber o que é uma marca ou símbolo;
  • Conhecer as marcas e símbolos da Associação Mundial de Bandeirantes, da Federação das Bandeirantes do Brasil, da sua Região, de seu Grupo e de sua Equipe;
  • Observar os anúncios publicitários na televisão e escolher três anúncios dirigidos ao público infantil e explicar o nome do produto, as vantagens propostas, diferenças entre eles e horários que são veiculados junto à programação de cada emissora;
  • Observar os anúncios publicitários em revistas e escolher cinco anúncios dirigidos a públicos diferentes (crianças, jovens, adultos de ambos os sexos, idosos). Identificar o nome do produto, que linguagem e imagens utilizam e as vantagens propostas;
  • Fazer um cartaz com título, ilustração, slogan (frase de apelo promocional) e texto sobre um tema ecológico, um sobre educação (combate ao lixo, drogas, apoio à saúde) e um sobre o Movimento Bandeirante;
  • Fazer um cartaz convidando jovens a participar do seu Grupo com um slogan, ilustração, marca da FBB, endereço, local, dia e horário da reunião e conseguir autorização para colocá-lo na sua escola ou em local de visitação pública;
  • Saber identificar diferentes peças publicitárias e saber como são feitas;
  • Fazer um cartaz para seu Grupo sobre a Semana Bandeirante ou sobre o Dia do Pensamento;
  • Fazer uma propaganda sobre o Movimento Bandeirante apenas falada para gravá-la em fita K7 e apresentá-la à Equipe;
  • Criar um anúncio de TV sobre o Movimento Bandeirante e apresentá-lo ao seu Grupo;
  • Fazer um folder sobre o Movimento Bandeirante destinado a jovens de sua cidade.
  • Conhecer as leis que protegem o consumidor de propaganda enganosa.

Turismo

  • Conhecer a história de sua cidade e datas comemorativas;
  • Conhecer o folclore do estado – raiz e manifestações;
  • Conhecer os pontos turísticos da sua cidade e visitá-los (o maior número possível) e apresentar um relatório de visita e suas impressões;
  • Saber quais os serviços prestados pela Secretaria de Turismo de seu estado ou cidade; e como e a quem recorrer quando se precisa de informações ou peças de divulgação: folders, cartazes, etc.;
  • Saber localizar os postos de prestações de serviços (ex.: Correios, Delegacia de Polícia, Hospitais, Aeroportos, Rodoviárias etc.);
  • Saber atender as pessoas e orientá-Ias quanto ao acesso a pontos turísticos, transportes, distâncias, custos, etc.;
  • Saber explicar um ponto turístico: origem, importância no estado ou na cidade, atrações do local, horário de visitas, acesso, etc.;
  • Conhecer e trazer informações para o Clã sobre a profissão de Guia de Turismo e Agente de Turismo: cursos profissionalizantes, mercado de trabalho, ética profissional, etc.

Secretaria

  • Aprender a receber, anotar e transmitir recados com precisão;
  • Saber noções básicas para redigir uma ata: livro, abertura, redação dos assuntos, encerramento e assinaturas;
  • Organizar os documentos do Grupo: projetos, cartas, circulares, livros, etc.;
  • Saber escrever, endereçar e colocar uma carta no correio;
  • Saber escrever e passar telegramas, passar um e-mail, um fax;
  • Saber fazer uma agenda com assuntos de reunião e atas de reuniões;
  • Organizar uma agenda com telefones, endereços e nomes de pessoas que podem ser importantes para a Equipe, o Grupo e o Núcleo (Coordenadores, Bandeirantes, antigos Bandeirantes, amigos Bandeirantes, prestadores de serviço, serviços de emergência, etc.);
  • Saber manusear uma máquina xerox;
  • Organizar um calendário com as datas comemorativas do ano;
  • Saber redigir carta, convite, cartões de aniversário, cartão de condolências, telegramas, etc.;
  • Conhecer e saber informar sobre a profissão de Secretária: cursos profissionalizantes, mercado de trabalho, ética da profissão, etc.

Informática

  • Saber ligar e desligar o computador e seus periféricos;
  • Conhecer as diversas mídias: CD, DVD, Pen Drive e cuidados de manuseio;
  • Saber abrir e utilizar bem um programa de texto e um programa de desenho;
  • Saber salvar um trabalho no hard-disk e na mídia removível;
  • Saber copiar arquivos e localizá-los;
  • Saber deletar arquivos;
  • Saber lidar com a impressora, alimentá-Ia com papel, imprimir trabalhos e trocar cartuchos;
  • Saber que cuidados com temperatura, água e luz devem ser tomados para não danificar o computador;
  • Conhecer a configuração de um computador;
  • Saber enviar e receber mensagens pela Internet;
  • Saber formatar textos no computador;
  • Saber instalar e desinstalar programas.

Rádio Amador

  • Saber identificar os pólos de uma bateria;
  • Saber o código alfabético internacional;
  • Saber lidar com a antena de um rádio;
  • Saber ligar o rádio na bateria;
  • Saber o que é ser um Rádio Amador;
  • Ter participado de cinco atividades de Rádio Bandeirantismo;
  • Saber explicar o funcionamento de um rádio;
  • Saber construir uma antena;
  • Saber os principais códigos “Q”;
  • Saber como funciona uma repetidora;
  • Saber o que é preciso para ser Rádio Amador reconhecido pelo Ministério das Comunicações;
  • Conhecer e saber como funcionam os seguintes componentes eletrônicos: resistor, capacitor, diodo zener, diodo retificador e led;
  • Saber o que é e como funcionam os modos “CW” e “SIMPLEX”;
  • Saber o que é e onde se localiza a LABRE mais próxima de sua região;
  • Saber o que é e como funciona a R.a.E.;
  • Saber quais são as classes de Radioamador e o que as diferem;
  • Conhecer as grandezas elétricas: Voltagem, Amperagem, Resistência e Potência;
  • Saber qual é a diferença entre corrente contínua e corrente alternada;
  • Conhecer sobre a profissão de Radioamador: formação, cursos técnicos, mercado de trabalho, ética da profissão, etc.

ARTESANATO

Desenvolvimento Físico, Motor e Cultural.

Artesanato com Vidro

  • Saber aproveitar sucata para confeccionar objetos utilitários e de decoração: vidros, copos, garrafas etc.;
  • Saber pintar vidro ou decorá-lo com colagem de tecido, contact, papel, contas, durepox, etc.;
  • Preparar cinco vidros decorados de vários tamanhos para a farmácia do Grupo, para guardar objetos miúdos e um porta lápis;
  • Saber quais são os processos de confecção e tintas para pintar vidros e como utilizá-Ios;
  • Riscar e pintar um desenho no espelho ou vidro, processos de corte e periculosidade;
  • Saber como são feitas as peças em vidro;
  • Preparar vidros para geleias, banheiro e saber esterilizá-Ios para utilização;
  • Dar outros destinos á sucata de lixo (reutilização e redestinação).

Modelagem

  • Saber preparar as massas e modelar com argila, massa plástica, papel machê, gesso, resina, durepox e poliepox, a frio e a quente;
  • Saber tecnicamente como usar e conservar materiais;
  • Confeccionar três objetos utilitários ou de decoração em cada uma destas massas e fazer uma exposição;
  • Confeccionar quatro bonecos ou máscaras de fantoche em papel machê para montar uma peça de teatro e apresentá-Ia para crianças de até 9 anos e dá-los para uma creche ao final de sua utilização;
  • Dar uma oficina de trabalho com modelagem em uma atividade comunitária ou uma atividade com o Grupo de Cirandas;
  • Ter noção de quantidade sem desperdício;
  • Saber fazer moldes em gesso;
  • Executar três trabalhos em argila e cozinhar as peças;
  • Executar três trabalhos em papel machê;
  • Visitar oficinas de esculturas (cerâmica, mármore, granito, madeira, etc.);
  • Conhecer e entrevistar um escultor em sua cidade;
  • Conhecer as principais obras de três escultores brasileiros;
  • Conhecer as principais esculturas das praças, parques e lugares de sua cidade (saber quem são os autores, motivo, data da inauguração, etc.);
  • Fazer uma Oficina de trabalho com argila para Bandeirantes do Ramo Ciranda e/ou crianças da comunidade.

Tricô

  • Saber fazer ponto de tricô e meia;
  • Saber fazer uma laçada e arremate;
  • Fazer um casaquinho ou um sapatinho de bebê;
  • Saber fazer consertos, aumentos e diminuições;
  • Fazer uma meia de lã para utilizar em acampamentos;
  • Fazer um cachecol e doá-lo a um asilo.

Cartonagem

  • Conhecer e saber utilizar as ferramentas e materiais necessários para fazer cartonagem (cola, adesivos, etc.);
  • Saber decorar por dois processos distintos usando materiais diferentes (papel cartolina, papelão, pano, etc.);
  • Saber cortar, vincar, revestir, colocar debrum e cantoneiras;
  • Forrar uma caixa;
  • Fazer um objeto útil ao Grupo (pasta, álbum, caixa, etc.);
  • Fazer um objeto de decoração para o Grupo;
  • Fazer objetos para montar um bazar para o Grupo ou Núcleo;
  • Fazer um objeto diferente e dar de presente no aniversário de um Bandeirante.

Bordado

  • Saber usar linha, agulhas de bordado, tesoura, tela, panos, etc.;
  • Saber executar seis pontos de bordado;
  • Bordar uma toalhinha de mesa e um pano de bandeja;
  • Saber fazer bainha no pano de prato ou em uma toalha de bandeja;
  • Saber bordar uma lã e fazer capas para almofadas pequenas;
  • Saber bordar tapete (lã e tela);
  • Bordar um jogo americano ou tapete pequeno para sua casa;
  • Bordar e decorar um pano de prato e dar par o material do Grupo.

Decoração

  • Saber arrumar o canto da Equipe e do Grupo;
  • Arrumar seu quarto, sua cama, seus armários e suas coisas;
  • Saber fazer enfeites para Natal, aniversários, comemorações, Páscoa, etc., e encarregar-se da decoração em uma atividade do Grupo;
  • Saber arrumar flores em um vaso, livros em uma prateleira;
  • Saber fazer objetos decorativos com sucata (latas, vidros, madeira, folhas secas, pedras, conchas e contas, sementes revestindo copos, jarras, etc.);
  • Conhecer o nome de dois tipos de flores e dois tipos de plantas decorativas e como cuidar delas em um ambiente de decoração;
  • Saber fazer objetos utilitários e decorativos para cozinha e banheiro com materiais diferentes;
  • Saber fazer embalagens decorativas.

Crochê

  • Saber fazer correntinha;
  • Saber fazer ponto baixo e ponto alto;
  • Saber aumentar, diminuir e arrematar;
  • Fazer toalhinha redonda;
  • Saber fazer três pontos de fantasia;
  • Saber fazer uma peça de vestuário de bebê e doá-Ia a uma creche.

Artesanato em Madeira

  • Saber usar restos de madeira em seus trabalhos;
  • Conhecer diferentes tipos de madeira para artesanato e saber de sua reutilização;
  • Saber serrar, cortar, esculpir, lixar, gravar, pintar e envernizar madeira;
  • Saber utilizar tecnicamente ferramentas e material para trabalhar com madeira;
  • Saber consertar e restaurar peças simples de mobiliário;
  • Confeccionar uma caixa em madeira pequena para seu Grupo ou Equipe;
  • Confeccionar três objetos utilitários (um brinquedo, uma peça esculpida ou entalhada, uma caixa de costura, de primeiros socorros ou totem para sua Equipe ou seu Grupo);
  • Visitar as feiras de artesanato;
  • Conhecer os artesãos em madeira de sua cidade e seus trabalhos;
  • Conhecer equipamento de proteção individual para utilização de ferramentas e os cuidados a serem tomados.

Artesanato em Couro

  • Saber trabalhar em couro sintético e natural (cortar, costurar, colar, pregar alfinetes, pintar, gravar, etc.);
  • Confeccionar peças utilitárias para o uso pessoal, para o Grupo e para sua casa;
  • Saber a origem dos couros naturais e não utilizar aqueles que são retirados de animais em extinção;
  • Saber consertar objetos de couro;
  • Conhecer feiras de artesanato em couro e conhecer os artesãos de sua comunidade;
  • Saber qual é o processo de curtir peças de couro;
  • Saber conservar o couro.

Artesanato em Metal

  • Saber os diferentes tipos de metais para artesanato: cobre, latão, chumbo, alumínio, etc.;
  • Saber utilizar as ferramentas para cortar, colar, soldar, gravar, polir, esculpir, pintar e para dar acabamento;
  • Confeccionar bijuterias (brincos, bottons, broches, pulseiras) e organizar um bazar para o Grupo;
  • Saber aproveitar sucatas para confecção de objetos decorativos e utilitários (latas, tampas, chapinhas, etc.);
  • Utilizar sua habilidade de trabalho com sucata em atividade comunitária.

Serigrafia

  • Conhecer e dominar a técnica de impressão em serigrafia;
  • Executar uma impressão em tecido e uma em papel;
  • Estampar uma almofada;
  • Saber preparar tela e limpá-Ia sem danificar a revelação;
  • Preparar e estampar uma camisa para a Equipe;
  • Estampar um cartaz para uma atividade comunitária (em duas cores);
  • Saber usar e combinar as diferentes tintas, conhecer os tipos existentes, onde devem ser usadas e o poder de aderência nos materiais;
  • Conhecer tipos de emulsão e todos os materiais necessários para revelação.

Brinquedos

  • Saber fazer dobraduras em papel, pelo menos oito diferentes (origami);
  • Fazer quatro brinquedos utilizando materiais diferentes e doar para um orfanato;
  • Consertar um brinquedo e torná-lo novo (lavar, pintar, costurar, etc.);
  • Fazer um brinquedo de pano e um de sucata.
  • Fazer uma pipa e um quebra-cabeça para o Grupo.

Cestaria

  • Conhecer os diferentes materiais utilizáveis: vime, cordão, junco, bambu, palha, ráfia, etc.;
  • Saber como é preparado os materiais e ferramentas para trabalho, como utilizá-lo e como conservá-los;
  • Fazer dois objetos completos para casa ou para o Grupo: cesta, descanso, tamborete, etc.;
  • Ser capaz de ensinar a Equipe ou o Grupo a confeccionar um objeto em cestaria.

Encadernação

  • Conhecer os materiais para revestimento (contact, plástico, papel, etc.);
  • Saber a utilidade da encadernação;
  • Conhecer os materiais e ferramentas necessários á encadernação;
  • Escolher o material adequado ao tipo de encadernação a ser executada;
  • Encadernar um livro para o Grupo ou Equipe;
  • Encapar seus livros e cadernos da escola;
  • Ensinar outro Bandeirante a fazer encadernação.

ECONOMIA DOMÉSTICA

Corte e Custura

  • Saber trabalhar com linha, agulha, tesoura, etc.;
  • Saber pregar botões, fazer bainhas e consertos de roupas de malha e algodão;
  • Saber costurar na máquina uma capa para almofada, uma pano de prato, fazer casas para botões;
  • Organizar a Caixa de Costura da Equipe;
  • Saber cortar e costurar um tecido com o outro;
  • Saber fazer moldes;
  • Fazer seu Distintivo de Equipe e a bainha do seu lenço;
  • Fazer um avental, uma sacola para pratos, caneca e talheres e uma sacola para toalha de rosto, escova de dente, pasta, sabonete e shampoo para seu enxoval de acampamento;
  • Ensinar uma Fada ou um Mago a pregar um botão, a enfiar linha na agulha e a usar tesoura com segurança.

Carpintaria

  • Saber serrar, lixar, impermeabilizar, tapar buracos, envernizar e pintar madeiras;
  • Saber utilizar martelos, pregos, serrotes e chave de parafusos em seus trabalhos, tomando as medidas de segurança necessárias a sua utilização;
  • Saber apertar um parafuso e colocar buchas;
  • Saber colar madeira;
  • Preparar e pintar um caixa de madeira para guardar objetos;
  • Fazer um objeto de utilidade para a sua casa ou seu Grupo (estante, banquinho, mesa, caixa, etc.);
  • Conhecer três tipos de madeira mais usadas para mobiliário;
  • Saber proteger madeiras de mofos, cupins, etc.;
  • Utilizar objetos utilitários (subsistemas) como dobradiças, fechaduras, etc.

Culinária

  • Saber lavar frutas e legumes;
  • Saber cortar legumes e frutas para saladas;
  • Saber utilizar o fogão a gás e fogões de acampamento com segurança;v
  • Saber pôr uma mesa para uma refeição de 6 pessoas posicionando corretamente: pratos, talheres apropriados ao tipo de refeição, copos, taças, guardanapos;
  • Saber fazer uma receita com frango ou outra ave, carne e peixe, arroz colorido, feijão, fritar um bife, batatas, usar molhos;
  • Saber fazer um bolo ou um doce caseiro;
  • Saber fazer sucos nutritivos com aproveitamento de frutas ou outros vegetais;
  • Saber fazer café;
  • Saber fazer pastas e molhos para aperitivos;
  • Saber preparar um almoço para a Equipe (menu, quantidades, custos);
  • Ter um livro com as receitas de alimentação alternativa;
  • Fazer um prato típico do seu estado, de outro estado ou país;
  • Saber servir bebidas: vinho, champagne, suco, refrigerante, em reuniões sociais (tipos de copos e taças adequadas).

Doces

  • Saber fazer 3 tipos de doces (brigadeiro, docinho de leite, docinho de amendoim, etc.);
  • Saber preparar material, untar fôrmas, medir quantidades, pesar, etc.;
  • Saber planejar quantidades em relação ao número de pessoas e levantar custos;
  • Saber fazer geléias e compotas de doces;
  • Saber fazer sorvete e picolé;
  • Saber fazer dois tipos de bolo;
  • Saber fazer pudim (leite condensado, pão, etc.);
  • Saber fazer gelatina;
  • Saber fazer pelo menos dois doces típicos de seu estado;
  • Saber fazer biscoitos;
  • Fazer doces ou um bolo para uma festa da Equipe, Grupo ou Núcleo;
  • Organizar um livro de receita dos doces que você já preparou.

Cuidados com a Casa

  • Aprender e fazer uma faxina na sua casa utilizando os recursos adequados: vassouras, aspirador, produtos, etc.;
  • Saber limpar sapatos, bolsas, cintos de couro, lavar tênis, lavar peças de roupa e passá-Ias;
  • Saber limpar manchas: ferrugem, café, vinho, gordura, riscos de canetas, etc.;
  • Fazer a decoração de sua casa com flores e plantas;
  • Organizar e zelar pela arrumação do canto da Equipe e do Grupo;
  • Ajudar na arrumação de sua casa por um mês;
  • Saber colocar a mesa à francesa e à americana;
  • Saber limpar metais;
  • Responsabilizar-se por fazer compras de alimentação e material de limpeza para sua casa;
  • Preparar um café da manhã, um almoço e um jantar em sua casa;
  • Saber encerar piso e limpar carpete ou tapete;
  • Saber como tirar manchas em tecidos, couro e paredes; uso de produtos adequados e medidas de segurança;
  • Saber limpar, utilizar e conservar aparelhos eletrodomésticos;
  • Verificar se na sua casa são utilizados métodos de segurança, conservação de energia elétrica, gás, água, etc.
  • Saber consertar pequenos vazamentos de pias, trocar lâmpadas, consertar tomadas;
  • Saber como desinfetar ambientes e que produtos adequados utilizar.

Cuidados com a Roupa

  • Saber lavar meias, roupas íntimas, camisas, calça, etc.;
  • Saber lavar roupas de mesa, de banho e de cama;
  • Saber usar cloro, sabão em pó e amaciantes;
  • Saber quarar roupas;
  • Saber lavar diferentes tipos de tecido (algodão, lã, seda);
  • Saber separar roupas de cor e roupas brancas para lavar;
  • Saber utilizar máquina de lavar;
  • Saber fazer consertos simples nas roupas;
  • Saber passar roupas;
  • Saber tirar manchas de ferrugem, risco de canetas, manchas de bebidas, etc. e tirar pelos;
  • Saber como desinfetar roupas de pessoas portadoras de doenças contagiosas.

Encanamento

  • Conhecer tubos e canos de diferentes bitolas, materiais e conexões mais usadas;
  • Saber manter limpo, pias, ralos, sanitários para evitar entupimento ou vazamento;
  • Saber vedar um vazamento;
  • Saber desentupir pia, ralo e sanitário;
  • Saber economizar água;
  • Saber como se faz a limpeza e conservação de uma caixa d'água;
  • Saber limpar filtros de água.

Eletricista

  • Saber as voltagens existentes e a voltagem da sua cidade;
  • Saber as medidas de segurança e prevenção contra acidentes;
  • Saber as medidas para economizar energia;
  • Saber trocar lâmpadas;
  • Saber descascar fio;
  • Saber consertar tomada;
  • Saber isolar fio;
  • Saber fazer uma extensão;
  • Saber como proceder quando ocorrer curto-circuito ou incêndio;
  • Saber as medidas de primeiros socorros a um acidentado por choque elétrico.

ARTE

Desenvolvimento Social e Cultural.

Artes Gráficas

  • Saber utilizar material de desenho;
  • Saber trabalhar com impressora, mimeógrafo, xerox e computador;
  • Conhecer o processo de impressão em silk-screen e realizar um trabalho preparando matriz, tela e fazendo a impressão;
  • Conhecer uma gráfica, saber o que é um layout, arte-final e conhecer os processos de impressão;
  • Saber desenhar letras;
  • Elaborar um cartaz sobre o Movimento Bandeirante observando técnicas de diagramação;
  • Saber utilizar diferentes tipos de papel.

Canto

  • Ter noções básicas de canto (melodia, harmonia, ritmo);
  • Saber cantar afinadamente só ou acompanhado por instrumento musical;
  • Saber iniciar e dirigir um canto;
  • Saber cantar 5 músicas Bandeirantes e cinco outras de sua escolha;
  • Saber cantar o Hino Nacional, o Hino da Promessa e a Canção Mundial;
  • Ensinar cinco músicas a um Aspirante;
  • Organizar um caderno de música;
  • Saber cantar em grupo;
  • Organizar e coordenar a Equipe de Músicas em um cerimonial do Grupo ou Núcleo;
  • Saber explicar 3 estilos musicais e sua influência na cultura brasileira: comportamentos, modismos, etc.;
  • Saber fazer uma crítica quanto às letras de músicas ou ritmos que podem afetar o comportamento de crianças e jovens e se confrontam com valores éticos, morais, sociais e espirituais.

Cinema

  • Assistir a filmes nacionais, e fazer um comentário sobre o tema, mensagem, saber quem são os autores, diretores, atores, produtores.
  • Pesquisar sobre a história do Cinema Brasileiro e apresentá-Ia em um mural para a Equipe:
    • o Estúdios cinematográficos
    • Atores e atrizes consagrados
    • Prêmios de festivais
    • Estilos
    • Filmes considerados clássicos
    • Diretores, etc.
  • Saber o nome de filmes estrangeiros que se tornaram clássicos, assistir a um deles e comentar com o Grupo; fazer uma apreciação sobre a evolução da tecnologia cinematográfica;
  • Promover um cine-debate - organizar para a Equipe ou amigos uma sessão de cinema em casa, escolher um filme, assistir e comentar:
    • Argumento
    • Fotografia
    • Atores e atrizes
    • Estilo de direção
  • Saber manusear uma filmadora e conhecer algumas técnicas de filmagem - foco, cortes, planos, sonorização, etc.;
  • Assistir a filmes de diferentes estilos (ficção, drama, musical, aventura, etc.);
  • Saber explicar suas preferências por:
    • Tipo de filmes-argumento
    • Atores e atrizes
    • Diretores
  • Se houver possibilidade, fazer um filme do Clã.

Dança

  • A importância da dança para a saúde da mente e do corpo;
  • Saber dançar e ensinar uma dança: folclórica, de época e uma de um ritmo atual;
  • Saber as danças que marcaram época no Brasil e que influenciaram na mudança de comportamentos e modas;
  • Saber uma dança folclórica de outro estado;
  • Saber o nome de três bailarinos brasileiros famosos internacionalmente;
  • Organizar uma festa com dança de pelos menos duas horas com seu Grupo.

Desenho

  • Conhecer tipos de grafite apropriados para desenho;
  • Saber apontar um lápis sem desperdiçá-lo, saber apagar um trabalho sem rasgá-lo ou danificá-lo;
  • Saber usar régua e pilot sem danificar as pontas e sem sujar o desenho;
  • Saber usar pincéis e lavá-los;
  • Saber usar tintas;
  • Saber copiar, ampliar ou reduzir,
  • Desenhar temas com as seguintes técnicas os motivos:
    • Ecologia – usar papel e tinta;
    • Movimento Bandeirante – usar pilot;
    • Comunidade – lápis de cor e de cera;
    • Tema livre – todos os materiais.
  • Saber diagramar e ilustrar um cartaz: computação gráfica ou artesanalmente, dispondo de textos principais e secundários, ilustrações e uso de cores em harmonia. Demonstrar com a apresentação de um cartaz divulgando uma ação do Clã ou anunciando um evento Bandeirante.

Disk Joquey

  • Saber usar um aparelho de som: ligar, desligar, colocar CD, DVD, colocar disco de vinil, trocar estações de rádio, gravar fitas, CD, DVD, limpar cabeçote, usar microfone, diminuir e aumentar o volume, etc.;
  • Conhecer os diversos ritmos de música: rock, jazz, funk, valsa, anos 60, bossa nova, samba, axé sertanejo, etc.;
  • Gravar um CD com músicas Bandeirantes, um CD com músicas típicas do Brasil (MPB, bossa nova, samba, etc.) e um CD com música de roda, folclóricas e de outras gerações, saber o nome das músicas, as letras e o nome dos autores;
  • Fazer um caderno de letras de músicas;
  • Ensinar uma música ao Grupo;
  • Ter CDs, DVDs e/ou discos de vinil com músicas para tocar nas festas do Grupo ou Núcleo e responsabilizar-se por tomar conta da parte sonora da festa;
  • Saber combinar temas das festas com as músicas escolhidas para as mesmas e gravar uma fita combinando as músicas em um tema específico (ex.: Natal, ecologia, etc.).

Fotografia

  • Conhecer e saber utilizar uma máquina fotográfica, saber trocar filmes, pilhas, limpar as lentes, ligar e desligar o flash;
  • Ter noções de distância e tamanho;
  • Conhecer as regras para tirar fotos em P&B e Color com qualidades, fazer uma reportagem para o mural da Equipe sobre o assunto;
  • Tirar fotos de uma atividade Bandeirante utilizando as técnicas e revelar as fotos (a melhor foto deverá ser divulgada no Grupo, Núcleo, Estado ou Nacional);
  • Saber arquivar e guardar as fotos que tirar, assim como os negativos para que não se estraguem;
  • Ter noções de luminosidade e quando é necessário flash;
  • Saber qual é o processo de revelação de um filme (manualmente);
  • Fazer cartões postais através de fotos.

Literatura

  • Conhecer e ler 2 autores brasileiros e saber fazer uma comentário critico da leitura de um livro, crônica, etc.;
  • Escrever uma história sobre um tema qualquer com pelo menos quatro páginas digitadas;
  • Criar três personagens, descrevê-los em seus aspectos físicos e psicológicos, caracterizá-los e escrever uma história sobre eles;
  • Conhecer o trabalho de desenhistas brasileiros de revista em quadrinhos e ilustradores de livros;
  • Fazer uma entrevista com um escritor sobre o trabalho que ele desenvolveu;
  • Ter lido pelo menos dois livros, no último ano (fora os pedidos pelo colégio) e saber suas histórias, quais são os autores e em que época foram escritos;
  • Conhecer o texto de uma peça e ir assisti-Ia no teatro;
  • Escrever uma peça para que sua Equipe ou Grupo apresente em uma atividade.

Pintura

  • Conhecer três técnicas de pintura: com tinta, lápis, cera, pilot, etc.;
  • Saber usar e conservar material;
  • Elaborar três trabalhos com cada técnica, com temas: natureza, comunidade, Bandeirantismo;
  • Visitar uma exposição de pintura e fazer uma crítica para a Equipe;
  • Saber fazer tintas utilizando vegetais;
  • Saber misturar as cinco cores (branco, preto, amarelo, vermelho e azul) fazendo as cores: laranja, verde, roxo, cor de pele e mais nove cores diferentes, combinando-as;
  • Saber o que são cores quentes e cores frias;
  • Saber usar tinta a óleo, tinta guache, aquarela;
  • Fazer experiências de pintura em diferentes texturas: papel cartão, casca de árvores, madeira, tecido, etc.;
  • Elaborar dez trabalhos variados de pintura em diferentes técnicas, temas e texturas;
  • Conhecer tipos e espessuras de pincéis;
  • Preparar aguadas e saber diluir as tintas

Teatro

  • Participar de três dramatizações no Grupo;
  • Conhecer algumas técnicas para a montagem de uma peça teatral de teatro: cenografia, sonoplastia, figurino,
  • Criar uma história, escrevê-Ia e apresentar para a Equipe;
  • Organizar uma dramatização da sua Equipe ou do seu Grupo; dirigir a apresentação;
  • Conhecer duas peças infantis e duas peças juvenis e o nome dos autores;
  • Saber confeccionar máscaras, fazer maquiagens, fantoches, fantasias, etc.;
  • Ter ido assistir a uma peça de teatro profissional nos últimos seis meses;
  • Saber as diferenças de teatro profissional para teatro mambembe, teatro de fantoche, teatro de mímicas, etc.
  • Saber explicar suas preferências:
    • Peças – tipo de argumento
    • Atrizes e atores
    • Diretores
    • Cenógrafos
  • Oportunamente: Ajudar na organização ou dirigir um Fogo de Conselho.

Instrumento musical

  • Saber tocar um instrumento musical;
  • Conhecer a origem do instrumento, quem são os principais artistas que o tocam hoje no mundo, etc.;
  • Saber tocar bem quinze músicas diferentes;
  • Ter um caderno de músicas com letras e partituras;
  • Saber tocar cinco músicas Bandeirantes;
  • Contribuir com sua arte musical no seu Núcleo, Grupo e Equipe, levando o instrumento e fazendo apresentações nas atividades dos mesmos;
  • Ser capaz de acompanhar um ritmo;
  • Fazer uma fita de música com você tocando;
  • Saber tocar uma música típica do seu estado;
  • Saber fazer instrumentos com sucatas e dar uma oficina de música com sucata em uma atividade com o Grupo de Cirandas ou numa atividade comunitária

Ciranda

5 a 9 anos

B1

9 a 12 anos

B2

12 a 15 anos

Guia

15 a 21 anos

Dirigente

+ 21 anos

Clã do trevo