28/02/2014

Dia do Pensamento 2014

Pacote de Atividades traduzido, aproveite e continue trabalhando o tema.

Atividades nos núcleos

É verdade que o DIA DO PENSAMENTO já  passou, mas ainda podem ser feitas as maravilhosas atividades propostas sobre o tema deste ano.

Nossa secretária estadual, Maria Cristina do Amaral Bittencourt, traduziu o pacote de atividades. Faça o download aqui.

 

E veja a mensagem de nossa Presidente Mundial do Dia do Pensamento

19 de fevereiro de 2014

Prezados Bandeirantes,

Estou muito contente por celebrar mais um Dia do Pensamento com nossos 10 milhões de Bandeirantes ao redor do mundo. Das nossas cinco regiões: África, Árabe, Ásia Pacífica, Europa e Hemisfério Ocidental, de nossos 4 Centros Mundiais (indo para o quinto na África), até nossos 145 países membros, o espírito global de irmandade Bandeirante nunca foi tão forte quanto hoje.

Todo ano, no dia 22 de fevereiro, Bandeirantes do mundo inteiro celebram o Dia do Pensamento. O Dia do Pensamento se tornou uma data especial, pois é o dia em que pensamos uns nos outros e damos graças pela amizade internacional que o Movimento proporciona entre os irmãos Bandeirantes. Desde 1932, quando Olave chamou todos os Bandeirantes a contribuir voluntariamente para a Associação Mundial, vocês, através do Fundo do Dia do Pensamento, ajudaram a levar o Movimento Bandeirante a mais pessoas. Tanto hoje como no passado a sua ajuda é necessária.

Diversos programas Bandeirantes, como o Tema de Ação Global sobre os Objetivos de Desenvolvimento do Milênio, que ensinam crianças e jovens sobre comida, nutrição e seus direitos à educação e saúde, já foram encaminhados pelas nossas Associações Membros. Neste ano, o foco é no segundo Objetivo do Milênio, Atingir o ensino básico universal, o qual não poderia ser mais adequado para o nosso Movimento. Todos, sem exceção, merecem ter acesso à educação, a fim de alcançar o seu potencial máximo.

Apesar do acesso a educação ter melhorado mundialmente, uma estimativa de 250 milhões de criança, em idade escolar, ainda carecem de aptidões para ler, escrever e contar, dentro e fora da escola.

Esta situação pode e deve ser mudada e para isso a Associação Mundial priorizou o segundo Objetivo de Desenvolvimento do Milênio como a voz do Bandeirantismo. Precisamos garantir que a educação não formal seja valorizada e reconhecida como parte importante no complemento da educação. Hoje gostaria de apresentar a vocês a nova publicação da WAGGGS, Prepare para Aprender, Prepare para Liderar, que aborda os fundamentos das experiências Bandeirantes; sua proposta e método educacional. Com esta publicação vocês terão a oportunidade de verificar como aplicamos este método que facilita o aprendizado do jovem, de garantir que as experiências Bandeirantes sejam divertidas, variadas e relevantes, e ainda de colocar realmente os jovens na liderança. Este documento será de grande valia, pois ajudará os coordenadores a desenvolver nossos programas e, portanto eu peço a todos vocês que deem uma olhada no nosso site, onde ele estará disponível para download no Dia do Pensamento.

O Dia do Pensamento oferece uma oportunidade para seus membros conhecerem um pouco sobre a vida de outros, em outras partes do mundo e de explorar as experiências, semelhantes e diferentes, vividas pelos Bandeirantes em todo o mundo. Para este ano, de 2014, escolhemos cinco países para investir o dinheiro doado para o Fundo do Dia do Pensamento: São Vicente e Granadinas, Egito, Bangladesh, Armênia e Benin. Com as doações do Fundo, a Associação Mundial concederá subvenções a estes países para que tomem medidas relacionadas ao segundo Objetivo de Desenvolvimento do Milênio, Atingir o ensino básico universal. Os projetos terão impactos de longo prazo e serão práticos e benéficos para as comunidades em que os Bandeirantes vivem. Além disso, o Fundo ajudará para que a voz das mulheres seja ouvida globalmente, que treinamentos de lideranças para jovens sejam aplicados e que às organizações Bandeirantes, em todo o mundo sejam apoiadas.

Dentro do tema, garantir a educação para todos e promover o aprendizado entre culturas, é com muita alegria, que gostaríamos de anunciar que, neste ano, temos disponível em nossa novíssima plataforma de aprendizado, GLOW (Global Learning Online for WAGGGS), dois cursos novos. Um curso, que muito me entusiasma, é o curso iLead. Ele traz os nossos 100 anos de experiência em treinamento de liderança, em um curso de autoaprendizagem desenhado para auxiliar você a desenvolver seu potencial de liderança, ele é de graça e está aberto a qualquer um que queira expandir seus conhecimentos e desenvolver suas habilidades de liderança. Por que não checar? Divulgue-o para seus amigos. Seria uma conquista extraordinária para o nosso movimento ter milhares de jovens participando deste curso de liderança online nos próximos meses. Estamos também empolgadas em anunciar que neste ano teremos um curso sobre o Dia do Pensamento, que o ajudará a aprender um pouco mais sobre o Dia Mundial do Pensamento e sobre os países escolhidos para receberem nossa ajuda.

Neste ano, vamos juntos ser a faísca que gera uma reação em cadeia e vamos agir para que meninas e meninos consigam uma vaga na escola e que permaneçam nela. Junte-se a nós na celebração do Dia do Pensamento e nos ajude a levar mais oportunidades as meninas e meninos. Desejo a todos um feliz Dia do Pensamento!

Nadine El Achy

 

 

Leia também

19/07/2017

Movimento Bandeirante e Surya Solidária atuando juntos

Atividade em Asilo foi cheia de carinho e atenção

15/02/2017

Foi dada a largada aos Treinos em São Paulo!

Treino de Técnica de Campo I é o primeiro da Trilha de Formação do Voluntário em 2017.

11/11/2016

Guias de São Paulo criam o ComuniClã

ComuniClã: Equipe de Comunicação dos Guias de São Paulo.