20/05/2015

Campanhas de coletas de itens usados

Esponjas de limpeza, escovas e pastas de dente, lacres de latas de alumínio, óleo de cozinha e pilhas.

O Movimento Bandeirante convida você a diminuir o tamanho do seu lixo, afinal o mundo é de todos nós e devemos cuidar melhor do nosso planeta.

Alguns materiais difíceis de reciclar e não são coletados nem por cooperativas de reciclagem, assim descobrimos que as Esponjas de Limpeza, por exemplo, tem uma campanha própria.

Essa ideia fantástica é da TerraCycle que para eliminar a ideia de lixo, conta com a ajuda da população através dos Times de coleta.

Venha fazer parte do nosso time!

MOVIMENTO BANDEIRANTE É UM TIME DE COLETA

Os Times de coleta, formados por pessoas em escolas, empresas ou individualmente, juntam os resíduos de diversas categorias e ganham pontos por eles. Aquilo que viraria lixo é recolhido pelos consumidores, e enviado à TerraCycle para ser transformado em novos produtos, que vão desde bancos de jardim reciclados até mochilas feitas com a técnica ‘upcycle’.

Até dia 11 de junho de 2015, entregue sua coleta na sede da FBB/SP.
Coleta de 2ªf a 6ªf das 9h às 18h.
Federação de Bandeirantes do Brasil – São Paulo

Rua Ministro Sinésio Rocha, 819 – Sumarezinho – São Paulo/SP.

Contamos com sua ajuda!

Cada campanha de coleta é chamada de BRIGADA, e tem patrocínio de uma empresa. O Movimento Bandeirante está inscrito também na brigada das ESCOVAS E PASTAS DE DENTE!

Veja mais em: http://www.terracycle.com.br/pt-BR

Cada item coletado de esponjas e escovas usadas vale R$0,02 e será revertido ao Fundo Lisah.

Material de Apoio Esponjas

Posters:   Cartaz com meta: 

Material de Apoio Saúde Bucal:

http://www.terracycle.com.br/pt-BR/brigades/brigada-de-saude-bucal.html

Posters:   Cartaz com meta: 

Lacres de latas de alumínio

Não é lenda urbana!

A liga de alumínio do lacre tem teor de magnésio maior que do alumínio da lata, assim a reciclagem separada é uma opção interessante e há empresas que compram os lacres. Cada 80 Kg de lacre (cerca de 100 garrafas pet de 2L cheias de lacre) é trocado por uma cadeira de rodas. 

Assim convidamos a todos os bandeirantes a somarem os esforços e quanto mais gente juntando e divulgando, mais cadeiras podemos conseguir para ajudar quem precisa.  

A lata de alumínio também é reciclada, mas ela serve de sustento para diversas pessoas, que são catadoras profissionais, dessa forma não fazem parte da nossa campanha. 

Óleo de cozinha

Quando o óleo é jogado diretamente no ralo da pia ou no vaso sanitário, ele diminui a vida útil dos encanamentos e traz consequências desagradáveis como entupimento de canos e refluxo de esgoto. Segundo dados da Sabesp (Companhia de Saneamento Básico do Estado de São Paulo), cada litro de óleo de cozinha pode contaminar 20 mil litros de água. 

E o estrago não para por aí. Quando o esgoto não é tratado, o óleo é despejado em rios e mares e prejudica a sobrevivência de peixes e algas. O óleo pode também chegar ao solo e impermeabilizá-lo, colaborando para as enchentes. 

Mesmo quando o esgoto é tratado, o óleo não é bem-vindo, pois encarece o processo. Depositá-lo em um aterro sanitário ou em um lixão tampouco é a solução, já que, quando se decompõe, o óleo libera gás metano e colabora para o efeito estufa. 

Após o uso, deixe o óleo esfriar e depois com a ajuda de um funil despeje o óleo em garrafa pet. Feche bem a garrafa para evitar mau cheiro e vazamento. Quando estiver cheia traga a sede da FBB/SP que depois irá destinar a empresas de reciclagem. 

Fonte: http://www.setorreciclagem.com.br 

Pilhas

O descarte desse material em lixo comum é nocivo à saúde e ao meio ambiente, devido aos metais utilizados em sua composição.

O Conselho Nacional do Ambiente (CONAMA) exige que os fabricantes utilizem quantidades mínimas de metais poluentes, mas ainda é preciso que os aterros sanitários tenham locais específicos para destinar estes e outros resíduos tóxicos como latas de inseticida, lâmpadas fluorescentes, pilhas e baterias. 

- REDUZIR o USO das pilhas comuns;
- SUBSTITUIR por pilhas recarregáveis;
- DESCARTAR EM PONTOS DE COLETA como o nosso!

Material de Apoio: 

Cartaz:  

Coletas de 2ªf a 6ªf das 9h às 18h
Federação de Bandeirantes do Brasil – São Paulo

Rua Ministro Sinésio Rocha, 819 – Sumarezinho – São Paulo/SP

NOTA EXPLICATIVA: Participar das campanhas valem 200 pontos para os Núcleos Bandeirantes participantes da gincana estadual da FBB/SP. Os Núcleos que já realizam algumas dessas campanhas receberão o montante estadual arrecadado para seus contatos e parceiros. Após 11 de junho de 2015 convidamos os Núcleos a continuarem as campanhas em suas sedes! Apenas as Brigadas das esponjas e saúde bucal via TerraCycle tem prazos de término, as demais podem e devem continuar!

Leia também

19/07/2017

Movimento Bandeirante e Surya Solidária atuando juntos

Atividade em Asilo foi cheia de carinho e atenção

15/02/2017

Foi dada a largada aos Treinos em São Paulo!

Treino de Técnica de Campo I é o primeiro da Trilha de Formação do Voluntário em 2017.

11/11/2016

Guias de São Paulo criam o ComuniClã

ComuniClã: Equipe de Comunicação dos Guias de São Paulo.