25/04/2016

Dia Nacional da Mulher homenageia fundadora do MB no Brasil

30 de Abril, aniversário de Jerônyma Mesquita

O Dia Nacional da Mulher, 30 de abril, foi instituído pela Lei 6.971/1980, em homenagem à Jerônima Mesquita, uma das principais líderes do movimento feminista brasileiro, nascida em 1880.

Jerônyma construiu sua história e lutou intensamente pelo direito ao voto feminino, atuando no movimento sufragista de 1932, que conquistou legalmente o direito ao voto, com o Código Eleitoral. Nesse período, lançou o Manifesto Feminista e, em 13 de agosto de 1919, fundou o Movimento Bandeirante, que tinha como objetivo principal promover a inserção da mulher em todas as áreas da sociedade brasileira.

Sua vida de dedicação ao Servir é um exemplo para as futuras gerações de Bandeirantes do Brasil. O apoio de mulheres à frente de seu tempo, fortes e engajadas com a causa social como Jerônyma, foi muito importante para que o Bandeirantismo se tornasse reconhecido no país.

História

Jerônyma concluiu seus estudos na França e pode presenciar a luta das mulheres pela igualdade. Quando eclodiu a I Guerra Mundial, ingressou como voluntária da Cruz Vermelha de Paris e depois serviu à Cruz Vermelha Suíça.

Trabalhou como enfermeira durante a guerra e, assim, compreendia a necessidade de dar à mulher um papel mais atuante e útil na sociedade. E aceitou o desafio de apoiar a organização do Bandeirantismo no Brasil, movimento pioneiro numa época em que poucas senhoras ousavam sair do âmbito de suas atribuições domésticas.

 

Baixe a apresentação em PPT para conhecer mais sobre a história de Jerônyma e sua luta pelos direitos da mulher. Aproveite essa apresentação para atividades na sede, convide a família dos bandeirantes também! Se preferir assista o vídeo em nossa galeria. 

Leia também

19/07/2017

Movimento Bandeirante e Surya Solidária atuando juntos

Atividade em Asilo foi cheia de carinho e atenção

15/02/2017

Foi dada a largada aos Treinos em São Paulo!

Treino de Técnica de Campo I é o primeiro da Trilha de Formação do Voluntário em 2017.

11/11/2016

Guias de São Paulo criam o ComuniClã

ComuniClã: Equipe de Comunicação dos Guias de São Paulo.